Atenção às mulheres em situação de violência: construção de modelo de educação permanente em saúde

Autores/as

  • Marli Aparecida Rocha de Souza
  • Aida Maris Peres
  • Marilene Loewen Wall
  • Maria do Carmo Fernandez Lourenço Haddad
  • Priscila Meyenberg Cunha Sade
  • Ingrid Margareth Voth Lowen
  • Maria Otília Brites Zangão

Resumen

Objetivo: Propor um Modelo de Educação Permanente em Saúde com estratégias vinculadas ao referencial das Cinco Disciplinas para o desenvolvimento de competências dos profissionais que atuam na atenção direta às mulheres em situação de violência.
Método: Pesquisa qualitativa realizada pela técnica de grupo focal, com 16 profissionais que integram uma rede intersetorial em Curitiba-PR, de agosto a outubro de 2019. Dados analisados por análise de conteúdo na modalidade temática, à luz do referencial teórico das Cinco Disciplinas: domínio pessoal; modelo mental; visão compartilhada; aprendizagem em equipe; e, pensamento sistêmico.
Resultados: As Cinco Disciplinas foram evidenciadas nas categorias, bem como estratégias a serem utilizadas para desenvolvimento de competências. Utilizou-se uma representação diagramática a ser percorrida durante processo de aprendizagem.
Conclusão: As estratégias sugeridas pelos profissionais que atuam na atenção às mulheres em situação de violência apoiaram a proposição de um Modelo de Educação Permanente em Saúde baseado no referencial teórico adotado.

Palavras-chave: Sistema de aprendizagem em saúde. Educação baseada em competências. Educação continuada. Educação interprofissional. Violência contra a mulher.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2022-08-18

Cómo citar

1.
Marli Aparecida Rocha de Souza, Aida Maris Peres, Marilene Loewen Wall, Maria do Carmo Fernandez Lourenço Haddad, Priscila Meyenberg Cunha Sade, Ingrid Margareth Voth Lowen, et al. Atenção às mulheres em situação de violência: construção de modelo de educação permanente em saúde. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 18 de agosto de 2022 [citado 29 de agosto de 2025];43. Disponible en: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/126644

Número

Sección

Artigos Originais