Fatores associados ao presenteísmo em profissionais de enfermagem ambulatorial
Abstract
Objetivo: Analisar o perfil sociodemográfico, laboral e de saúde dos profissionais de enfermagem atuantes em ambulatórios universitários e sua relação com o presenteísmo.
Método: Estudo transversal realizado com 388 trabalhadores de enfermagem de 11 Unidades Ambulatoriais universitárias no município do Rio de Janeiro. Utilizou-se um questionário sociodemográfico e a escala SPS-6. Calculou-se as razões de chance de produtos cruzados e seus respectivos intervalos de confiança de 95%.
Resultados: Evidenciou-se o presenteísmo em mais da metade dos profissionais (51%, n=198), sendo a razão de chances de ocorrer o presenteísmo maior 2,12 vezes (IC 95% 1,02-4,40) entre profissionais com vínculo permanente, 6,67 vezes (IC 95% 2,51-17,67) entre doentes crônicos, e 3,06 vezes (IC 95% 1,97-4,74) entre absenteístas.
Conclusão: Há relação entre o presenteísmo e o perfil dos profissionais de enfermagem. Concluiu-se que muitas horas produtivas podem estar sendo perdidas, tendo em vista o comportamento presenteísta dos participantes.
Palavras-chave: Presenteísmo. Nursing. Equipe de enfermagem. Saúde do trabalhador.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright for articles published in this Journal belong to the author, with first publication rights belonging to the Journal. Given that the Journal is a public access publication, articles can be used free of charge in educational and non-commercial applications.