Gestão de riscos dos eventos adversos em uma maternidade

Autores

  • Maria Edileuza Soares Moura
  • Rafael Carvalho de Maria
  • Maria Clara Santana da Silva
  • Misslane Morais da Silva

Resumo

Objetivo: Investigar as causas raízes dos eventos adversos em uma maternidade através da gestão de riscos.
Método: Pesquisa-ação com sete profissionais de enfermagem dada sua expressiva capilaridade no serviço. O período do estudo foi de janeiro de 2020 a fevereiro de 2021. O campo do estudo foi uma maternidade pública, na qual partiu-se de um diagnóstico
situacional dos eventos adversos e aplicação de questionário com os colaboradores. Nos seminários temáticos, aplicaram-se ferramentas de melhoria da qualidade para identificar as causas raízes dos eventos adversos. Os relatos semelhantes foram agrupados e analisados.
Resultados: Identificou-se com a gestão de riscos causas raízes para os eventos adversos relacionados à identificação do paciente, quedas e prescrição, uso e administração de medicamentos.
Considerações finais: Observaram-se fragilidades em muitos campos que sustentam os eventos adversos. Investimentos consistentes e atenção coletiva devem ser adotados pela instituição. O estudo continua em curso.

Palavras-chave: Serviços de saúde. Segurança do paciente. Gestão de riscos. Gestão da
segurança. Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-08-01

Como Citar

1.
Maria Edileuza Soares Moura, Rafael Carvalho de Maria, Maria Clara Santana da Silva, Misslane Morais da Silva. Gestão de riscos dos eventos adversos em uma maternidade. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 1º de agosto de 2022 [citado 29º de agosto de 2025];43. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/126336

Edição

Seção

Artigos Originais