Adaptação transcultural e validação de instrumento para medir a dependência de cuidados de enfermagem

Autores/as

  • Murilo dos Santos Graeff
  • Miriam de Abreu Almeida
  • Ana María Porcel-Gálvez
  • Aline Tsuma Gaedke Nomura
  • Rosana Pinheiro Lunelli
  • Thamiris Silveira da Silva

Resumen

Objetivo: Adaptar transculturalmente e validar o instrumento INICIARE para uso no Brasil.
Método: estudo metodológico dividido em duas fases: adaptação transcultural e validação. A primeira ocorreu em seis etapas: tradução, síntese, retrotradução, revisão por especialistas, pré-teste e submissão à autora. A segunda, realizada com 130 pacientes, ocorreu em um hospital privado de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, entre maio e julho de 2019. O estudo obteve aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Os dados foram analisados através da estabilidade, equivalência e da consistência interna.
Resultados: Na adaptação transcultural, o comitê de especialistas ajustou a versão traduzida, validando o conteúdo. Na validação, a maioria dos pacientes era mulher (64,6%) com média de idade 59 ±15,3. A confiabilidade foi de 0,744.
Conclusão: A versão do instrumento adaptado para o Brasil mostrou-se adequada e reflete a realidade da prática diária da enfermagem.

Palavras-chave: Tradução. Avaliação de resultados em cuidados de saúde. Cuidados de
enfermagem. Estudo de validação. Avaliação em enfermagem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2022-08-01

Cómo citar

1.
Murilo dos Santos Graeff, Miriam de Abreu Almeida, Ana María Porcel-Gálvez, Aline Tsuma Gaedke Nomura, Rosana Pinheiro Lunelli, Thamiris Silveira da Silva. Adaptação transcultural e validação de instrumento para medir a dependência de cuidados de enfermagem. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 1 de agosto de 2022 [citado 29 de agosto de 2025];43. Disponible en: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/126330

Número

Sección

Artigos Originais