Centro de materiais e esterilização: rastreamento da limpeza automatizada nas cânulas de lipoaspiração

Autores

  • Rúbia Knobeloch dos Santos
  • Carmen Eulalia Pozzer
  • Célia Maria Rabaioli
  • Roberta Souza
  • Suyan Gehlm Ribeiro dos Santos
  • Rita Catalina Aquino Caregnato

Resumo

Objetivo: Avaliar a eficácia da limpeza automatizada realizada com lavadora ultrassônica de cânulas de aspiração de 4 mm, por meio do rastreamento de sujidade interna feito com aparelho de microscopia para canulados e o rastreamento de cepas viáveis de Staphylococcus aureus, por análise microbiológica.
Métodos: Estudo experimental realizado com 14 cânulas de lipoaspiração de 4 mm em um Centro de Material e Esterilização e no laboratório de microbiologia de um hospital de Porto Alegre, Brasil, no período de outubro de 2018 a abril de 2019.
Resultados: Das 14 cânulas de lipoaspiração que constituíram a amostra, 42,9% permaneceram com sujidade mesmo após a limpeza automatizada e todas apresentaram recuperação de microrganismos viáveis nos testes do laboratório de microbiologia.
Conclusão: O estudo mostrou não ser possível garantir a eficácia da limpeza automatizada nas cânulas de lipoaspiração de 4 mm, em especial devido à conformação do material com locais onde acumula sujidade.

Palavras-chave: Instrumentos cirúrgicos. Esterilização. Enfermagem perioperatória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-08-01

Como Citar

1.
Rúbia Knobeloch dos Santos, Carmen Eulalia Pozzer, Célia Maria Rabaioli, Roberta Souza, Suyan Gehlm Ribeiro dos Santos, Rita Catalina Aquino Caregnato. Centro de materiais e esterilização: rastreamento da limpeza automatizada nas cânulas de lipoaspiração. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 1º de agosto de 2022 [citado 29º de agosto de 2025];43. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/126329

Edição

Seção

Artigos Originais