Cuidar de idosos durante a pandemia da COVID-19: a experiência de cuidadores familiares

Autores

  • Cristiane de Paula Rezende
  • Mariana Martins Gonzaga do Nascimento
  • Amanda Patricia de França
  • Aline Silva de Assis Santos
  • Isabela Viana Oliveira
  • Djenane Ramalho de Oliveira

Resumo

Objetivo: Construir um modelo teórico que representa a experiência de cuidadores familiares de idosos durante a pandemia da COVID-19.
Método: Estudo qualitativo que utilizou como metodologia a Teoria Fundamentada nos Dados, realizado em Minas Gerais em agosto de 2020. Foram entrevistadas 16 cuidadoras. Resultados: Emoções desconfortantes emergiram e impulsionaram as ações das cuidadoras em prol de: adotar medidas preventivas para proteger os idosos de contraírem o coronavírus; garantir a assistência à saúde do mesmo; e, conscientizá-lo sobre a pandemia. Todavia, quando essas emoções se manifestavam de formas exacerbadas, elas precisaram ser amenizadas para que elas conseguissem adotar tais iniciativas.
Conclusão: As emoções sentidas pelas cuidadoras podem comprometer sua saúde e qualidade de vida. Portanto, os profissionais de saúde precisam criar estratégias para garantir que elas estejam bem assistidas, viabilizando atendimentos por meio de telessaúde. A orientação sobre a pandemia aos cuidadores poderá refletir em um melhor cuidado aos idosos.

Palavras-chaves: Cuidadores. Idoso. Teoria fundamentada. COVID-19. SARS-CoV-2. Assistência domiciliar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-07-07

Como Citar

1.
Cristiane de Paula Rezende, Mariana Martins Gonzaga do Nascimento, Amanda Patricia de França, Aline Silva de Assis Santos, Isabela Viana Oliveira, Djenane Ramalho de Oliveira. Cuidar de idosos durante a pandemia da COVID-19: a experiência de cuidadores familiares. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 7º de julho de 2022 [citado 29º de agosto de 2025];43. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/125760

Edição

Seção

Artigos Originais