Cuidar de idosos durante a pandemia da COVID-19: a experiência de cuidadores familiares
Resumo
Objetivo: Construir um modelo teórico que representa a experiência de cuidadores familiares de idosos durante a pandemia da COVID-19.
Método: Estudo qualitativo que utilizou como metodologia a Teoria Fundamentada nos Dados, realizado em Minas Gerais em agosto de 2020. Foram entrevistadas 16 cuidadoras. Resultados: Emoções desconfortantes emergiram e impulsionaram as ações das cuidadoras em prol de: adotar medidas preventivas para proteger os idosos de contraírem o coronavírus; garantir a assistência à saúde do mesmo; e, conscientizá-lo sobre a pandemia. Todavia, quando essas emoções se manifestavam de formas exacerbadas, elas precisaram ser amenizadas para que elas conseguissem adotar tais iniciativas.
Conclusão: As emoções sentidas pelas cuidadoras podem comprometer sua saúde e qualidade de vida. Portanto, os profissionais de saúde precisam criar estratégias para garantir que elas estejam bem assistidas, viabilizando atendimentos por meio de telessaúde. A orientação sobre a pandemia aos cuidadores poderá refletir em um melhor cuidado aos idosos.
Palavras-chaves: Cuidadores. Idoso. Teoria fundamentada. COVID-19. SARS-CoV-2. Assistência domiciliar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.