Correlação da funcionalidade familiar e sobrecarga de cuidadores informais de idosos hospitalizados

Autores

  • Marcos Soares de Arruda
  • Marcela Naiara Graciani Fumagale Macedo
  • Ana Carolina Ottaviani
  • Daniella Pires Nunes
  • Juliana de Fátima Zacarin Cardoso
  • Kelly Cristina dos Santos
  • Tábatta Renata Pereira de Brito
  • Ariene Angelini dos Santos-Orlandi

Resumo

Objetivo: analisar a relação entre funcionalidade familiar e sobrecarga de cuidadores informais de idosos hospitalizados.

Método: estudo transversal, quantitativo, realizado com 98 cuidadores informais de idosos hospitalizados em São Carlos, São Paulo. Para a coleta de dados, foram utilizados questionários para caracterização sociodemográfica e do contexto de cuidado, para avaliação da sobrecarga e da funcionalidade familiar. Foram usadas análises descritivas e coeficiente de correlação de Spearman.

Resultados: predominaram cuidadores do sexo feminino, que cuidavam de seus progenitores e não possuíam capacitação. Aproximadamente 59,8% deles apresentaram boa funcionalidade familiar, e 49,5%, sobrecarga leve a moderada. Houve correlação negativa, de moderada magnitude, entre funcionalidade familiar e sobrecarga (p<0,001). Quanto maior o escore de sobrecarga, menor o escore de funcionalidade familiar e vice-versa.

Conclusão: cuidadores com alta sobrecarga apresentaram pior funcionalidade familiar. Diante disso, enfermeiros precisam identificar precocemente tais condições e implementar intervenções assertivas para que a família funcione como um recurso terapêutico.

Palavras-chave: Cuidadores. Idoso. Hospitalização. Relações familiares. Enfermagem geriátrica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-07-07

Como Citar

1.
Marcos Soares de Arruda, Marcela Naiara Graciani Fumagale Macedo, Ana Carolina Ottaviani, Daniella Pires Nunes, Juliana de Fátima Zacarin Cardoso, Kelly Cristina dos Santos, et al. Correlação da funcionalidade familiar e sobrecarga de cuidadores informais de idosos hospitalizados. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 7º de julho de 2022 [citado 29º de agosto de 2025];43. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/125758

Edição

Seção

Artigos Originais