Efeitos maternos e perinatais com utilização de floral no trabalho de parto: ensaio clínico randomizado
Resumen
Objetivo: Avaliar os efeitos clínicos, obstétricos maternos e perinatais com o uso de essências florais no trabalho de parto, frente a fatores que o potencializam.
Método: Ensaio clínico, randomizado, controlado, em 164 parturientes divididas em dois grupos, essências florais e placebo, respectivamente, avaliadas pré e pós intervenção. Realizado em centro de parto normal, na cidade de São Paulo, de maio a outubro de 2018. Os dados foram analisados por estatística descritiva, teste t de Student hipótese bilateral, t crítico observado negativo e positivo, Qui-quadrado de Pearson, Exato de Fisher.
Resultados: Observou-se no Grupo Experimental, moderada elevação da pressão arterial sistólica (p=0,046) da frequência (p=0,055) e intensidade das contrações (p=0,031), assim como, redução do tempo ao nascimento (194 minutos), maior número de partos vaginais (p=0,038) e melhor padrão de vitalidade fetal.
Conclusão: Evidenciou-se ação positiva da Essência Floral perante os fatores potencializadores do trabalho de parto, sendo efetiva nas repercussões clínicas e obstétricas maternas, bem como perinatais.
Palavras-chave: Trabalho de parto. Terapias complementares. Essências florais. Ensaio clínico.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.