Efeitos maternos e perinatais com utilização de floral no trabalho de parto: ensaio clínico randomizado

Autores/as

  • Anna Paula Frassom da Silva Magaton
  • Sônia Regina Godinho de Lara
  • Maria Cristina Gabrielloni
  • Márcia Barbieri

Resumen

Objetivo: Avaliar os efeitos clínicos, obstétricos maternos e perinatais com o uso de essências florais no trabalho de parto, frente a fatores que o potencializam.
Método: Ensaio clínico, randomizado, controlado, em 164 parturientes divididas em dois grupos, essências florais e placebo, respectivamente, avaliadas pré e pós intervenção. Realizado em centro de parto normal, na cidade de São Paulo, de maio a outubro de 2018. Os dados foram analisados por estatística descritiva, teste t de Student hipótese bilateral, t crítico observado negativo e positivo, Qui-quadrado de Pearson, Exato de Fisher.
Resultados: Observou-se no Grupo Experimental, moderada elevação da pressão arterial sistólica (p=0,046) da frequência (p=0,055) e intensidade das contrações (p=0,031), assim como, redução do tempo ao nascimento (194 minutos), maior número de partos vaginais (p=0,038) e melhor padrão de vitalidade fetal.
Conclusão: Evidenciou-se ação positiva da Essência Floral perante os fatores potencializadores do trabalho de parto, sendo efetiva nas repercussões clínicas e obstétricas maternas, bem como perinatais.

Palavras-chave: Trabalho de parto. Terapias complementares. Essências florais. Ensaio clínico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2022-07-07

Cómo citar

1.
Anna Paula Frassom da Silva Magaton, Sônia Regina Godinho de Lara, Maria Cristina Gabrielloni, Márcia Barbieri. Efeitos maternos e perinatais com utilização de floral no trabalho de parto: ensaio clínico randomizado. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 7 de julio de 2022 [citado 29 de agosto de 2025];43. Disponible en: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/125756

Número

Sección

Artigos Originais