Consumo de drogas e suporte social percebido por minoria sexual

Autores

  • Izabel Cristina de Souza
  • Tainan Maria Cruz Lopes Tavares
  • Gilmara de Lucena Beserra
  • Antônio José Lima de Araújo Júnior
  • Weslley Monteiro Amora Sousa
  • Samila Gomes Ribeiro
  • Paula Renata Amorim Lessa Soares
  • Ana Karina Bezerra Pinheiro

Resumo

Objetivo: Avaliar a percepção de suporte social em minoria sexual e associá-la com o risco de dependência de drogas.
Método: Estudo transversal, com 254 participantes autodeclarados gays, bissexuais, lésbicas ou transexuais na cidade de Fortaleza, entre outubro e dezembro de 2019. Dados analisados por estatística descritiva e teste de razão de verossimilhança.
Resultados: A maioria apresentou satisfação com suporte social entre baixa e média (74,4%). Acerca do uso de drogas, as mais utilizadas foram álcool (91,5%), tabaco (67,4%) e maconha (66,9%). Quanto ao risco de dependência, 28,7% pontuaram como baixo, 46,9% como moderado e 9,8% como alto. Houve significância entre satisfação do suporte social e anos de estudo.
Conclusão: Encontrou-se nível de satisfação entre baixo e médio e foi possível reportar as drogas mais consumidas. Não foi encontrada associação entre o suporte social e o consumo de drogas, embora as fragilidades e potencialidades do suporte social tenham sido evidenciadas.

Palavras-chave: Minorias sexuais e de gênero. Apoio social. Transtornos relacionados ao uso de substâncias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-07-07

Como Citar

1.
Izabel Cristina de Souza, Tainan Maria Cruz Lopes Tavares, Gilmara de Lucena Beserra, Antônio José Lima de Araújo Júnior, Weslley Monteiro Amora Sousa, Samila Gomes Ribeiro, Paula Renata Amorim Lessa Soares, Ana Karina Bezerra Pinheiro. Consumo de drogas e suporte social percebido por minoria sexual. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 7º de julho de 2022 [citado 19º de abril de 2024];43. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/125754

Edição

Seção

Artigos Originais