Complexidade do cuidado da gestante de alto risco na rede de atenção à saúde
Resumo
Objetivo: Compreender a complexidade do cuidado da gestante de alto risco na rede de atenção à saúde.
Método: Estudo qualitativo com referencial teórico do Pensamento Complexo de Edgar Morin e metodológico da Teoria Fundamentada nos Dados, versão Straussiana. Coleta por amostragem teórica, participaram doze profissionais de saúde e sete mulheres usuárias da rede de atenção em um município do sul do Brasil no período de julho a outubro de 2018. Análise por codificação aberta, axial e integração seletiva.
Resultados: O fenômeno “Cuidando da gestante de alto risco na rede de atenção à saúde”, compreende quatro categorias: Percebendo a autonomia na tomada de decisões; Promovendo o cuidado; Desenvolvendo um trabalho multiprofissional e Acessando a rede de atenção à saúde. Conclusão: Toda gestante de alto risco deve ser vista como um ser singular e multidimensional com cuidado integral e contínuo, que abrange a complexidade do real a nível local, regional e global.
Palavras-chave: Atenção à saúde. Cuidado pré-natal. Gravidez de alto risco. Serviços de saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.