Mapeamento cruzado dos diagnósticos e intervenções de enfermagem na insuficiência cardíaca descompensada

Autores

  • Bruna Lins Rocha de Padua
  • Juliana de Melo Vellozo Pereira Tinoco
  • Beatriz Fernandes Dias
  • Thalita Gomes do Carmo
  • Paula Vanessa Peclat Flores
  • Ana Carla Dantas Cavalcanti

Resumo

Objetivo: Mapear os termos registrados em prontuários de pacientes com insuficiência cardíaca descompensada para diagnósticos e intervenções de enfermagem da NANDA Internacional e Classificação de Intervenções de Enfermagem.
Método: Pesquisa exploratória, descritiva, realizada através do mapeamento cruzado. Os dados foram coletados em 107 prontuários de um hospital do município do Rio de Janeiro/RJ, no período entre outubro de 2017 e fevereiro de 2019. Os diagnósticos e intervenções mapeados foram avaliados por quatro peritos. A análise dos dados foi realizada pelo índice de validação de conteúdo e o Kappa de Fleiss.
Resultados: Os diagnósticos de enfermagem mais frequentes foram: risco de infecção (74,8%), débito cardíaco diminuído (55,1%) e volume de líquidos excessivo (49,5%). As intervenções foram: monitoração de sinais vitais (79,4%), monitoração hídrica (72,9%) e posicionamento (52,3%).
Conclusão: A pesquisa mapeou 32 títulos de diagnósticos de enfermagem da NANDA-I e 21 intervenções de enfermagem da NIC. Os diagnósticos e intervenções mapeados irão contribuir para a qualidade do registro de enfermeiros e segurança do paciente.

Palavras-chave: Processo de enfermagem. Registros de enfermagem. Insuficiência cardíaca.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-07-07

Como Citar

1.
Bruna Lins Rocha de Padua, Juliana de Melo Vellozo Pereira Tinoco, Beatriz Fernandes Dias, Thalita Gomes do Carmo, Paula Vanessa Peclat Flores, Ana Carla Dantas Cavalcanti. Mapeamento cruzado dos diagnósticos e intervenções de enfermagem na insuficiência cardíaca descompensada. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 7º de julho de 2022 [citado 29º de março de 2024];43. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/125751

Edição

Seção

Artigos Originais