Mapeamento cruzado dos diagnósticos e intervenções de enfermagem na insuficiência cardíaca descompensada

Autores/as

  • Bruna Lins Rocha de Padua
  • Juliana de Melo Vellozo Pereira Tinoco
  • Beatriz Fernandes Dias
  • Thalita Gomes do Carmo
  • Paula Vanessa Peclat Flores
  • Ana Carla Dantas Cavalcanti

Resumen

Objetivo: Mapear os termos registrados em prontuários de pacientes com insuficiência cardíaca descompensada para diagnósticos e intervenções de enfermagem da NANDA Internacional e Classificação de Intervenções de Enfermagem.
Método: Pesquisa exploratória, descritiva, realizada através do mapeamento cruzado. Os dados foram coletados em 107 prontuários de um hospital do município do Rio de Janeiro/RJ, no período entre outubro de 2017 e fevereiro de 2019. Os diagnósticos e intervenções mapeados foram avaliados por quatro peritos. A análise dos dados foi realizada pelo índice de validação de conteúdo e o Kappa de Fleiss.
Resultados: Os diagnósticos de enfermagem mais frequentes foram: risco de infecção (74,8%), débito cardíaco diminuído (55,1%) e volume de líquidos excessivo (49,5%). As intervenções foram: monitoração de sinais vitais (79,4%), monitoração hídrica (72,9%) e posicionamento (52,3%).
Conclusão: A pesquisa mapeou 32 títulos de diagnósticos de enfermagem da NANDA-I e 21 intervenções de enfermagem da NIC. Os diagnósticos e intervenções mapeados irão contribuir para a qualidade do registro de enfermeiros e segurança do paciente.

Palavras-chave: Processo de enfermagem. Registros de enfermagem. Insuficiência cardíaca.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2022-07-07

Cómo citar

1.
Bruna Lins Rocha de Padua, Juliana de Melo Vellozo Pereira Tinoco, Beatriz Fernandes Dias, Thalita Gomes do Carmo, Paula Vanessa Peclat Flores, Ana Carla Dantas Cavalcanti. Mapeamento cruzado dos diagnósticos e intervenções de enfermagem na insuficiência cardíaca descompensada. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 7 de julio de 2022 [citado 29 de agosto de 2025];43. Disponible en: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/125751

Número

Sección

Artigos Originais