Itinerário terapêutico de crianças com necessidades especiais de saúde: análise guiada por sistemas de cuidado

Autores

  • Gabriela Dominicci de Melo Casacio
  • Rosângela Aparecida Pimenta Ferrari
  • Adriana Zilly
  • Rosane Meire Munhak da Silva

Resumo

Objetivo: Compreender o itinerário terapêutico percorrido pelas famílias em busca de atenção às necessidades especiais de saúde do filho em um município brasileiro de fronteira.
Método: Pesquisa qualitativa fundamentada na hermenêutica dialética e no modelo de Sistemas de Cuidado à Saúde. Foram realizadas entrevistas e Mapas Falantes (Dinâmica de Criatividade e Sensibilidade) com 19 cuidadores de crianças com necessidades especiais, atendidas em instituições assistenciais em Foz do Iguaçu, Paraná, em 2020. Para análise dos dados, utilizou-se análise temática.
Resultados: Destacou-se a fragilidade do Sistema de Cuidados à Saúde, permeada por: dificuldades para acesso ao diagnóstico e consultas; sobrecarga para o cuidado; (des)organização do itinerário de cuidado; e desconstrução do vínculo, por falhas na comunicação e acolhimento.
Conclusão: A desconstrução do itinerário terapêutico de crianças com necessidades especiais envolveu, sobretudo, o contexto profissional no Sistema de Cuidado à Saúde, levando à busca por atenção em serviços privados e em instituições assistenciais.

Palavras-chave: Saúde da criança. Cuidado da criança. Saúde na fronteira. Acesso aos serviços de saúde. Criança com deficiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-07-05

Como Citar

1.
Gabriela Dominicci de Melo Casacio, Rosângela Aparecida Pimenta Ferrari, Adriana Zilly, Rosane Meire Munhak da Silva. Itinerário terapêutico de crianças com necessidades especiais de saúde: análise guiada por sistemas de cuidado. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 5º de julho de 2022 [citado 16º de abril de 2024];43. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/125690

Edição

Seção

Artigos Originais