Atenção terciária à criança com doença crônica na perspectiva da gestão do cuidado

Autores

  • Neusa Collet
  • Bruna Gabrielle de Araújo Silva
  • Vanessa Lopes Dativo Vieira
  • Leiliane Teixeira Bento Fernandes
  • Annanda Fernandes de Moura Bezerra Batista
  • Elenice Maria Cecchetti Vaz

Resumo

Objetivo: Analisar as ações desenvolvidas na atenção terciária à criança com doença crônica na perspetiva da gestão do cuidado.
Método: Pesquisa qualitativa realizada com 14 profissionais da saúde de unidades pediátricas de dois hospitais nordestinos, entre novembro de 2018 e março de 2019, por meio de entrevista semiestruturada. O material empírico foi interpretado por análise temática indutiva à luz da gestão do cuidado.
Resultados: As ações das equipes multiprofissionais apresentam-se fragmentadas, dificultando o preparo e o envolvimento da família no cuidado e nem sempre respondendo às demandas singulares e complexas da criança. O número insuficiente de profissionais, falta de insumos e infraestruturas inadequadas dos serviços hospitalares refletem na prática assistencial gerando sobrecarga de trabalho e ações desarticuladas.
Considerações finais: A gestão do cuidado contribui para a reestruturação dos processos de trabalho no hospital para que as ações da equipe atendam às demandas singulares e complexas dessa população.

Palavras-Chave: Criança. Hospitalização. Doença crônica. Gestão em saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-07-05

Como Citar

1.
Neusa Collet, Bruna Gabrielle de Araújo Silva, Vanessa Lopes Dativo Vieira, Leiliane Teixeira Bento Fernandes, Annanda Fernandes de Moura Bezerra Batista, Elenice Maria Cecchetti Vaz. Atenção terciária à criança com doença crônica na perspectiva da gestão do cuidado. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 5º de julho de 2022 [citado 28º de março de 2024];43. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/125686

Edição

Seção

Artigos Originais