Focos e intervenções de Enfermagem promotoras da autonomia dos idosos

Autores

  • Andreia Maria Novo Lima
  • Maria Manuela Ferreira da Silva Martins
  • Maria Salomé Martins Ferreira
  • Adriana Raquel Neves Coelho
  • Soraia Dornelles Schoeller
  • Vítor Sérgio Oliveira Parola

Resumo

Objetivos: Descrever o significado atribuído às vivências da experiência clínica dos enfermeiros especialistas na implementação de focos do cuidado de enfermagem e respetivas intervenções promotoras da autonomia dos idosos.
Método: Estudo qualitativo com base no método de Giorgi. Foram entrevistados 18 enfermeiros especialistas, recrutados por conveniência em dois hospitais da região a norte de Portugal, entre março e dezembro de 2018.
Resultados: Na experiência clínica dos enfermeiros especialistas, quanto ao processo de enfermagem, emergiram três temas: focos do cuidado de enfermagem; implementação de intervenções de enfermagem e fatores dificultadores.
Conclusões: Os enfermeiros especialistas, em sua maioria em reabilitação, promovem essencialmente a capacidade física dos idosos, no âmbito da autonomia, revelando que as condições de trabalho, como a falta de tempo e os sistemas de informação, constituem o
fator limitador da sua promoção.

Palavras-chave: Assistência ao paciente. Cuidados de enfermagem. Autonomia pessoal. Condições de trabalho. Pesquisa qualitativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-07-04

Como Citar

1.
Andreia Maria Novo Lima, Maria Manuela Ferreira da Silva Martins, Maria Salomé Martins Ferreira, Adriana Raquel Neves Coelho, Soraia Dornelles Schoeller, Vítor Sérgio Oliveira Parola. Focos e intervenções de Enfermagem promotoras da autonomia dos idosos. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 4º de julho de 2022 [citado 28º de março de 2024];43. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/125663

Edição

Seção

Artigos Originais