Idosos vítimas de violência: avaliação da família por meio do modelo Calgary
Abstract
Objetivo: Compreender a estrutura, o desenvolvimento e a funcionalidade da família da pessoa idosa vítima de violência.
Método: Pesquisa descritiva e de abordagem qualitativa, pautada no Modelo Calgary de Avaliação Familiar. Avaliaram-se, no próprio domicílio, quatro idosos que sofreram violência e os respectivos familiares, no período de outubro a novembro de 2019. A análise dos
dados ocorreu com base no genograma e ecomapa, conforme proposto no modelo.
Resultados: Verificou-se que os integrantes das quatro famílias apresentaram baixa escolaridade e dificuldades financeiras. Quanto à rede de suporte social, destacaram-se os vizinhos, a unidade de saúde e a Igreja. Os membros de cada núcleo familiar manifestaram sentimentos de medo, insegurança, raiva, nervosismo, tristeza e impotência, decorrentes do conflito entre o casal.
Considerações finais: Destaca-se, nas famílias avaliadas, fragilidades e potencialidades na estrutura, no desenvolvimento e no funcionamento, que devem ser consideradas na elaboração do plano de cuidados.
Palavras-chave: Idoso. Violência. Envelhecimento.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright for articles published in this Journal belong to the author, with first publication rights belonging to the Journal. Given that the Journal is a public access publication, articles can be used free of charge in educational and non-commercial applications.