Fatores associados ao risco, à percepção e ao conhecimento de quedas em idosos

Autores

  • Lidia Ferreira de Souza
  • Ruth Ester Assayag Batista
  • Cássia Regina Vancini Camapanharo
  • Paula Cristina Pereira da Costa
  • Maria Carolina Barbosa Teixeira Lopes
  • Meiry Fernanda Pinto Okuno

Resumo

Objetivo: Verificar os fatores associados ao risco, percepção e conhecimento de quedas; e dor em idosos.
Método: Estudo transversal realizado no Serviço de Emergência de um hospital de ensino da cidade de São Paulo, entre setembro de 2019 e março de 2020, selecionados 197 idosos com 65 anos ou mais, que não estavam desorientados e confusos, de ambos os  sexos.
Aplicou-se: Falls Risk Awareness Questionnaire, Escalas de Queda de Morse e Numérica de Dor. Utilizaram-se testes Mann-Whitney e Kruskal-Wallis.
Resultados: Entrevistados com risco alto de quedas apresentaram maior idade (p=0,0041), aqueles com rede de apoio tiveram menor percepção e conhecimento do risco de queda (p=0,0025) e apresentaram menor percentual de dor intensa (p=0,0033).
Conclusão: Fatores associados ao risco, percepção e conhecimento de quedas e dor em idosos foram idade, renda familiar, número de dependentes da renda, cuidador, rede de apoio, hipertensão, défice de deambulação, anti-hipertensivos, hipolipemiantes, escolaridade, comorbidades e religião.

Palavras-chave: Idoso. Acidentes por quedas. Serviço hospitalar de emergência. Hospitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-07-04

Como Citar

1.
Lidia Ferreira de Souza, Ruth Ester Assayag Batista, Cássia Regina Vancini Camapanharo, Paula Cristina Pereira da Costa, Maria Carolina Barbosa Teixeira Lopes, Meiry Fernanda Pinto Okuno. Fatores associados ao risco, à percepção e ao conhecimento de quedas em idosos. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 4º de julho de 2022 [citado 28º de março de 2024];43. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/125655

Edição

Seção

Artigos Originais