Impacto da pandemia de SARS-CoV-2 na incontinência urinária e qualidade de vida de mulheres nulíparas

Autores/as

  • Magdalena Muryelle Silva Brilhante
  • Maria de Fátima Duarte Marinho
  • Adriana Gomes Magalhães
  • Grasiéla Nascimento Correia

Resumen

Objetivo: Avaliar o impacto do isolamento social devido a SARS-CoV-2 na prevalência e gravidade da incontinência urinária e como isso se correlaciona com a qualidade de vida das mulheres nulíparas avaliadas.
Métodos: Estudo observacional, longitudinal, realizado de agosto/2019 a setembro/2020, na Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi/RN, com 37 nulíparas de 18 a 35 anos, que responderam a avaliação socioantropométrica, ao Incontinence Severity Index Questionaire e ao King’s Health Questionnaire, antes e durante o isolamento devido a SARS-CoV-2. Análise estatística: Teste de Wilcoxon, e Coeficiente de Correlação de Spearman. Nível de significância p≤0,05.
Resultados: Durante o isolamento social houve melhora na urgeincontinência (p=0,01) e na frequência da incontinência urinária (p=0,03). A gravidade da incontinência urinária teve correlação com: percepção geral de saúde (p=0,02; r=0,65); limitações físicas (p=0,03; r=0,60); sociais (p=0,001; r=0,82).
Conclusão: O isolamento social da SARS-CoV-2 melhorou a urgeincontinência e frequência da incontinência urinária. Quanto mais grave a incontinência urinária pior a percepção geral de saúde, limitações físicas e sociais durante o isolamento.

Palavras-chave: Infecções por coronavírus. Incontinência Urinária. Prevalência. Saúde da mulher. Qualidade de vida.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2022-06-03

Cómo citar

1.
Magdalena Muryelle Silva Brilhante, Maria de Fátima Duarte Marinho, Adriana Gomes Magalhães, Grasiéla Nascimento Correia. Impacto da pandemia de SARS-CoV-2 na incontinência urinária e qualidade de vida de mulheres nulíparas. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 3 de junio de 2022 [citado 29 de agosto de 2025];43. Disponible en: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/125042

Número

Sección

Artigos Originais