Protocolo da implantação do cuidado farmacêutico na geriatria: estratégia para segurança na assistência à saúde

Autores

  • Alan Maicon de Oliveira
  • Fabiana Rossi Varallo
  • João Paulo Vilela Rodrigues
  • Leonardo Régis Leira Pereira

Resumo

Objetivo: Descrever a experiência da implantação do cuidado farmacêutico em uma unidade hospitalar de geriatria e propor um protocolo instrutivo da prática.
Métodos: Relato de experiência que se converteu no manual da prática do cuidado farmacêutico na geriatria (MaP-CFarmaGeri) de um hospital brasileiro e foi estruturado em três tópicos (1. Diagnóstico situacional; 2. Adequação do procedimento e oferta do serviço; 3. Exercício da prática).
Resultados: O diagnóstico situacional compreendeu o levantamento dos dados sobre a estrutura da enfermaria e o perfil epidemiológico. Os serviços farmacêuticos ofertados incluíram o acompanhamento farmacoterapêutico, com a conciliação de medicamentos e a revisão da farmacoterapia. A certificação do conteúdo desse procedimento foi atestada por especialistas de uma equipe multiprofissional e a técnica atendeu mais de 60 pacientes na prática, com boa aceitação dos participantes.
Considerações finais: O MaP-CFarmaGeri mostrou ser uma estratégia satisfatória na implantação do cuidado farmacêutico na geriatria e pode amparar essa inserção em locais semelhantes.

Palavras-chave: Segurança do paciente. Assistência centrada no paciente. Equipe de assistência ao paciente. Prática farmacêutica baseada em evidências. Geriatria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-06-02

Como Citar

1.
Alan Maicon de Oliveira, Fabiana Rossi Varallo, João Paulo Vilela Rodrigues, Leonardo Régis Leira Pereira. Protocolo da implantação do cuidado farmacêutico na geriatria: estratégia para segurança na assistência à saúde. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2º de junho de 2022 [citado 18º de abril de 2024];43. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/125004

Edição

Seção

Relato de Experiência