Protocolo da implantação do cuidado farmacêutico na geriatria: estratégia para segurança na assistência à saúde
Resumen
Objetivo: Descrever a experiência da implantação do cuidado farmacêutico em uma unidade hospitalar de geriatria e propor um protocolo instrutivo da prática.
Métodos: Relato de experiência que se converteu no manual da prática do cuidado farmacêutico na geriatria (MaP-CFarmaGeri) de um hospital brasileiro e foi estruturado em três tópicos (1. Diagnóstico situacional; 2. Adequação do procedimento e oferta do serviço; 3. Exercício da prática).
Resultados: O diagnóstico situacional compreendeu o levantamento dos dados sobre a estrutura da enfermaria e o perfil epidemiológico. Os serviços farmacêuticos ofertados incluíram o acompanhamento farmacoterapêutico, com a conciliação de medicamentos e a revisão da farmacoterapia. A certificação do conteúdo desse procedimento foi atestada por especialistas de uma equipe multiprofissional e a técnica atendeu mais de 60 pacientes na prática, com boa aceitação dos participantes.
Considerações finais: O MaP-CFarmaGeri mostrou ser uma estratégia satisfatória na implantação do cuidado farmacêutico na geriatria e pode amparar essa inserção em locais semelhantes.
Palavras-chave: Segurança do paciente. Assistência centrada no paciente. Equipe de assistência ao paciente. Prática farmacêutica baseada em evidências. Geriatria.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.