Capacitação da enfermagem em defesa química, biológica, radiológica e nuclear para evacuação aeromédica na pandemia

Autores

  • Letícia Lima Borges
  • Débora Fernanda Haberland
  • Clarissa Coelho Vieira Guimarães
  • Luiz Alberto de Freitas Felipe
  • Beatriz Gerbassi Costa Aguiar

Resumo

Objetivo: Descrever a capacitação da equipe de enfermagem militar na defesa química, biológica, radiológica e nuclear para realizar Evacuação Aeromédica na pandemia do coronavírus. Trata-se de um relato de experiência da capacitação da equipe de enfermagem militar na missão de repatriação dos brasileiros na China. Quatro membros compuseram a equipe de enfermagem aeroespacial. O período foi de fevereiro a março de 2020. A análise dos dados foi realizada a partir do levantamento dos cursos que cada integrante da equipe de enfermagem havia participado antes da Operação.
Resultados: A capacitação demonstrou-se fundamental para atender as especificidades da missão.
Conclusões: É de suma importância operacionalizar protocolos para aperfeiçoar o mecanismo de atendimento e transporte aeromédico, elevando o nível de proficiência na execução das missões. A capacitação da equipe, permite construir conhecimentos e habilidades necessários durante uma evacuação aeromédica, garantindo a excelência de desempenho requerida nesse tipo de missão.

Palavras-chaves: Infecções por coronavírus. Enfermagem militar. Resgate aéreo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-06-01

Como Citar

1.
Letícia Lima Borges, Débora Fernanda Haberland, Clarissa Coelho Vieira Guimarães, Luiz Alberto de Freitas Felipe, Beatriz Gerbassi Costa Aguiar. Capacitação da enfermagem em defesa química, biológica, radiológica e nuclear para evacuação aeromédica na pandemia. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 1º de junho de 2022 [citado 28º de setembro de 2023];43. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/124993

Edição

Seção

Relato de Experiência