Recusa/ hesitação vacinal - o ponto de vista ético em pandemia de COVID-19

Autores

  • João Daniel da Cruz Gentil

Resumo

Objetivo: Refletir e atualizar conhecimentos sobre hesitação vacinal numa perspetiva ética e bioética.
Metodologia: Estudo reflexivo pela leitura e análise de pesquisa bibliográfica entre Dezembro 2020 a Maio 2021 nas bases de dados SciELO, PubMed central, Direção Geral da Saúde e da Ordem dos Enfermeiros.
Resultados: A vacinação visa proteção coletiva. Os efeitos desejáveis no indivíduo não possuem o mesmo valor ético no coletivo, levando a desequilíbrios custo/benefício. A insuficiência da bioética principialista, conduzem-nos ao uso de outros valores morais, como a responsabilidade, solidariedade e justiça social, para a reflexão dos problemas relacionados com a vacinação.
Conclusão: Em ética não há soluções perfeitas e estas dependem do contexto. A imunidade de grupo é uma das questões mais discutidas em pandemia. A distribuição equitativa e o princípio da justiça, refletem-se diariamente na profissão de enfermagem.

Palavras-chave: Recusa de vacinação. COVID-19. Ética. Bioética. Justiça social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-05-27

Como Citar

1.
João Daniel da Cruz Gentil. Recusa/ hesitação vacinal - o ponto de vista ético em pandemia de COVID-19. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 27º de maio de 2022 [citado 29º de agosto de 2025];43. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/124819

Edição

Seção

Artigos de Reflexão