Reconstrução cirúrgica tubária e condições de realização das laqueaduras.

Autores

  • Escolástica Rejane Ferreira Moura Universidade Federal do Ceará
  • Rebeca Pinho Romero Vieira UFC

Palavras-chave:

Laqueadura tubária, Mulheres, Sentimentos, Planejamento Familiar

Resumo

Objetivou-se verificar idade materna, número de filhos, tipo de parto concomitante à laqueadura e prática anticoncepcional que a antecedeu; e identificar as razões que motivaram essas mulheres à laqueadura e à reconstrução cirúrgica tubária. Estudo transversal, de campo, realizado em ambulatório público de infertilidade de Fortaleza, Ceará, com 13 mulheres. Os dados foram coletados por meio de entrevista, de janeiro a abril de 2009. Laqueaduras foram realizadas em mulheres com menos de 25 anos, menos de dois filhos, sem conhecimento e acesso aos métodos anticoncepcionais e na ocasião do parto. As mulheres apresentaram a negligência masculina com o exercício da paternidade, o desejo de não querer ter mais filhos e a pressão da patroa ou familiares como razões para laquearem. Para 11 mulheres, a mudança de cônjuge foi decisiva na busca pela reconstrução cirúrgica tubária, uma perpetuação do poder masculino à tomada de decisão das mulheres no campo reprodutivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Escolástica Rejane Ferreira Moura, Universidade Federal do Ceará

Prof.Adjunto III do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará. Líder do Grupo de Estudos Enfermagem em Planejamento Familiar. Pesquisadora CNPq.

Rebeca Pinho Romero Vieira, UFC

Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará, 8o. Semestre. Bolsista PIBIC - CNPq.

Downloads

Publicado

2011-01-27

Como Citar

1.
Ferreira Moura ER, Pinho Romero Vieira R. Reconstrução cirúrgica tubária e condições de realização das laqueaduras. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 27º de janeiro de 2011 [citado 26º de abril de 2025];31(3):536. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/12438

Edição

Seção

Artigos Originais