Cuidado intergeracional com o idoso: autonomia do idoso e presença do cuidador.

Authors

  • Gisela Cataldi Flores 4ª Coordenadoria Regional de Saúde-Secretaria Estadual de Saúde/RS.
  • Zulmira Newlands Borges Universidade Federal de Santa Maria
  • Maria de Lourdes Denardin Budó Universidade Federal de Santa Maria
  • Fernanda Carlise Mattioni Secretaria Estadual de Saúde - RS

Keywords:

Cuidados de enfermagem, envelhecimento, Idoso, Cultura.

Abstract

Objetivou-se descrever e interpretar a autonomia e a presença como determinantes e significantes do cuidado intergeracional com o idoso. P squisa qualitativa, etnográfica, com dados coletados por entrevista e observação participante. Utilizou-se análise de conteúdo para análise dos dados. Os sujeitos foram dez idosos e seus respectivos cuidadores. Emergiram duas categorias temáticas: a autonomia como determinante do cuidado e a presença como significante do cuidado. A relação dos idosos com seus cuidadores está baseada na garantia da preservação da sua autonomia, a qual os faz se sentirem cuidados. A presença significou cuidado para a maioria dos idosos, determinada pela disponibilidade e por estar perto, o que representou segurança. Dessa forma, o cuidado intergeracional com o idoso deve ser norteado pelo respeito e pela preservação da sua autonomia, considerando-se, ainda, a importância da presença condicionada ao respeito à totalidade e à complexidade das pessoas aos seus modos de vida e valores culturais.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Gisela Cataldi Flores, 4ª Coordenadoria Regional de Saúde-Secretaria Estadual de Saúde/RS.

Enfermeira, mestre em Enfermagem pelo PPGEnf/UFSM. Coordenadora Regional da Política da Pessoa Idosa da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde-Secretaria Estadual de Saúde/RS. Coordenadora do Curso de Especialização em Gerontologia: Ênfase em Gerontologia Social da Faculdade Integrada de Santa Maria-FISMA. Docente do curso de Enfemagem da FISMA. 

Zulmira Newlands Borges, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Antropologia Social (UFRGS). Professora  do mestrado em Enfermagem/UFSM e do mestrado em Ciências Sociais/UFSM. Líder do Grupo de Pesquisa Antropologia, Corpo e Saúde (GEPACS). Orientadora do trabalho. 

Maria de Lourdes Denardin Budó, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Doutora em Enfermagem (UFSC). Professora Adjunto do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - UFSM. Membro do Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem. Co-orientadora do trabalho.

Fernanda Carlise Mattioni, Secretaria Estadual de Saúde - RS

Enfermeira. Técnica da coordenação estadual da Estratégia de Saúde da Família – DAS/SES-RS. Mestranda em Saúde Coletiva da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca/Fundação Oswaldo Cruz.

Published

2011-01-27

How to Cite

1.
Flores GC, Borges ZN, Budó M de LD, Mattioni FC. Cuidado intergeracional com o idoso: autonomia do idoso e presença do cuidador. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2011 Jan. 27 [cited 2025 Apr. 26];31(3):467. Available from: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/12255

Issue

Section

Artigos Originais