Perfil sócio demográfico e clínico de pacientes em uso de anticoagulantes orais

Autores

  • Flávia Martinelli Pelegrino Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Rosana Aparecida Spadoti Dantas Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP
  • Inaiara Scalçone Almeida Corbi Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP
  • Ariana Rodrigues da Silva Carvalho Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP
  • Antonio Pazin Filho Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP
  • André Schmidt Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP

Palavras-chave:

Anticoagulantes, Doenças cardiovasculares, Perfil de saúde, Epidemiologia

Resumo

Este estudo teve como objetivo investigar o perfil sócio-demográfico, clínico e laboratorial de indivíduos em seguimento ambulatorial devido ao uso de anticoagulantes orais. O estudo foi descritivo, transversal, realizado no ambulatório de anticoagulação oral de um hospital terciário do interior do estado de São Paulo. Os dados foram coletados por entrevistas e consultas aos prontuários dos pacientes. Participaram 180 sujeitos, a maioria do sexo feminino (65,6%), com idade média de 55 anos, em uso de varfarina (83,3%) há mais de 6,9 anos, devido à presença de prótese cardíaca metálica (50%). Os resultados obtidos fornecem subsídios para os enfermeiros planejarem à assistencia aos usuários de anticoagulação oral com vistas a diminuição de possíveis complicações relacionadas à terapia e ao aumento da adesão ao tratamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Martinelli Pelegrino, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira, Pós-Graduanda nível doutorado do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo USP-Ribeirão Preto (SP), Brasil.

Rosana Aparecida Spadoti Dantas, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP

Professor Associado do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo USP-Ribeirão Preto (SP), Brasil.

Inaiara Scalçone Almeida Corbi, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP

Enfermeira, Pós-Graduanda nível doutorado do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo USP-Ribeirão Preto (SP), Brasil.

Ariana Rodrigues da Silva Carvalho, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP

Enfermeira, Pós-Graduanda nível doutorado do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo USP-Ribeirão Preto (SP), Brasil.

Antonio Pazin Filho, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP

Professor Doutor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo USP- Ribeirão Preto (SP), Brasil.

André Schmidt, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP

Professor Doutor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo USP- Ribeirão Preto (SP), Brasil

Downloads

Publicado

2010-07-01

Como Citar

1.
Pelegrino FM, Dantas RAS, Corbi ISA, Carvalho AR da S, Filho AP, Schmidt A. Perfil sócio demográfico e clínico de pacientes em uso de anticoagulantes orais. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 1º de julho de 2010 [citado 8º de agosto de 2026];31(1):123. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/12016

Edição

Seção

Artigos Originais