Avaliação da completude das informações do hiperdia em uma unidade básica do sul do Brasil.

Autores

  • Juliana Graciela Vestena Zillmer Universidade Federal de Pelotas
  • Eda Schwartz Universidade Federal de Pelotas
  • Rosani Manfrin Muniz Universidade Federal de Pelotas
  • Lilian Lima Santa Casa de Misericórdia de Pelotas

Palavras-chave:

Sistemas de Informação. Atenção Primária à Saúde. Diabetes Mellitus. Hipertensão.

Resumo

O estudo avaliou a completude das informações contidas nas fichas do Hiperdia de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) com Estratégia da Saúde da Família, em Pelotas, Rio Grande do Sul. Utilizou-se delineamento transversal através da coleta de dados secundários. Foram analisadas as segundas vias de 567 fichas preenchidas de 2002 a 2008. Os dados foram registrados como “preenchidos” e “não preenchidos”, em um questionário pré-codificado. Os de preenchimento obrigatório, as maiores porcentagens de incompletude foram nos campos de identificação, destacando-se o número do cartão nacional de saúde (95,6%), o código de endereçamento postal (47,2%) e a unidade federativa do nascimento (27,3%). Os de preenchimento opcional, maiores lacunas foram identificadas nos campos de tratamento não medicamentoso (97,0%) e glicemia capilar (56,7%). Em relação aos campos de dados clínicos todos tiveram incompletude baixa. Os resultados demonstram que o SisHiperdia em estudo, possui uma boa completude de preenchimento na maioria das variáveis analisadas.

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Biografia do Autor

Juliana Graciela Vestena Zillmer, Universidade Federal de Pelotas

Enfermagem

Eda Schwartz, Universidade Federal de Pelotas

Enfermagem

Rosani Manfrin Muniz, Universidade Federal de Pelotas

Enfermagem

Lilian Lima, Santa Casa de Misericórdia de Pelotas

Enfermagem

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Publicado

2010-11-19

Como Citar

1.
Vestena Zillmer JG, Schwartz E, Manfrin Muniz R, Lima L. Avaliação da completude das informações do hiperdia em uma unidade básica do sul do Brasil. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 19º de novembro de 2010 [citado 29º de março de 2024];31(2):240. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/11967

Edição

Seção

Artigos Originais