Vivências de familiares de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista

Autores

  • Juliana Macêdo Magalhães UFRGS
  • Thalia Alves Rodrigues
  • Marly Marques Rêgo Neta
  • Carolinne Kilcia Carvalho Sena Damasceno
  • Kayo Henrique Jardel Feitosa Sousa
  • Emília Ângela Lo Schiavo Arisawa

Palavras-chave:

Transtorno autístico. Saúde mental. Saúde da família.

Resumo

Objetivo: Descrever, na percepção das mães, as experiências vivenciadas por famílias no cuidado de crianças com Transtorno do Espectro Autista.
Método: Estudo qualitativo, realizado com 20 mães de crianças diagnosticadas com transtorno autístico, acompanhadas por uma instituição em Teresina, Piauí. Entrevistas semiestruturadas foram realizadas entre fevereiro e março de 2019, e submetidas à análise de conteúdo.
Resultados: Foram identificadas cinco ideias centrais relacionadas aos estágios vividos pelos familiares após o diagnóstico, desde a negação até a aceitação. Familiares e cuidadores vivenciam sentimentos de tristeza e luto pela descoberta da impossibilidade de cura da síndrome, revelando a necessidade de cuidado para com essa família. A busca por ajuda e as adaptações da rotina são vivências constantes.
Conclusão: Cuidar de crianças com transtorno autístico envolve aprendizados que vão dos aspectos estruturais aos emocionais, como lidar com as limitações e impossibilidade de cura, apontando para a necessidade de um cuidado familiar.
Palavras-chave: Transtorno autístico. Saúde mental. Saúde da família.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-09-25

Como Citar

1.
Magalhães JM, Rodrigues TA, Neta MMR, Damasceno CKCS, Sousa KHJF, Arisawa E Ângela LS. Vivências de familiares de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 25º de setembro de 2021 [citado 18º de abril de 2024];42. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/118759

Edição

Seção

Artigos Originais