Aborto em mulheres parceiras de apenados: prevalência e fatores associados

Autores

  • Débora Cristina Martins UFRGS
  • Giordana Maronezzi da Silva
  • Beatriz Maria dos Santos Santiago Ribeiro
  • Giovanna Brichi Pesce
  • Carlos Alexandre Molena Fernandes

Palavras-chave:

Aborto. Saúde da mulher. Populações vulneráveis.

Resumo

Objetivo: Analisar fatores e comportamentos associados à prevalência de aborto em mulheres parceiras de apenados.
Métodos: Estudo descritivo, transversal de abordagem quantitativa realizado com 349 mulheres de apenados em três penitenciárias no Estado do Paraná. Para coleta dos dados foi utilizado instrumento validado ECOS – Estudo de Comportamento Sexual no Brasil. Processaram-se análises descritivas, e através de teste Qui-quadrado associou-se a ocorrência de aborto e as variáveis pesquisadas.
Resultados: (38,3%) das mulheres referiram aborto ao longo da vida, houve associação entre mulheres com idade inferior a 30 anos (p=<0,001), que referiram tabagismo (p=<0,044), não uso de preservativo (p=<0,001), que sofreram violência sexual (p=<0,050) e que relataram diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmissíveis (p=<0,001).
Conclusão: O presente estudo evidenciou fatores associados para elevada prevalência de aborto em mulheres de apenados. O aborto é considerado importante problema de saúde pública e necessita ser tratado com prioridade pelas políticas públicas de saúde em diferentes grupos populacionais.
Palavras-chave: Aborto. Saúde da mulher. Populações vulneráveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-09-03

Como Citar

1.
Martins DC, Silva GM da, Ribeiro BM dos SS, Pesce GB, Fernandes CAM. Aborto em mulheres parceiras de apenados: prevalência e fatores associados. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 3º de setembro de 2021 [citado 19º de abril de 2024];42. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/118124

Edição

Seção

Artigos Originais