Absenteísmo e fatores associados: estudo com trabalhadores de uma indústria calçadista

Autores

  • Daniela Inês Thier Roloff UFRGS
  • Clarice Alves Bonow
  • Daiani Modernel Xavier
  • Mara Regina Santos da Silva
  • Adriane Maria Netto de Oliveira
  • Marta Regina Cezar Vaza

Palavras-chave:

Absenteísmo. Indústrias. Sapatos. Saúde do trabalhador. Enfermagem do trabalho. Prevalência.

Resumo

Objetivos: Caracterizar o absenteísmo de trabalhadores de uma indústria do setor calçadista e analisar fatores associados com o tempo de afastamento dos trabalhadores.
Método: Trata-se de um estudo quantitativo e transversal com 572 trabalhadores calçadistas do Sul do Brasil que tiveram 1902 eventos de afastamento no ano de 2017. As analises foram realizadas tanto por frequências absolutas e relativas, quanto usando o modelo de Regressão de Poisson univariada e multivariada.
Resultados: Predomínio do sexo feminino; de setor e cargo operacionais; de atestados médicos e de motivos de afastamento por acompanhamento familiar, consultas e exames. Na análise multivariada, mantiveram associação com mais de três dias de afastamento: idade ≥ 50 anos, setor Apoio à Produção e tempo de trabalho na empresa de 16 a 20 anos, além de nove grupos de doenças do CID-10.
Conclusão: Os achados contribuem na compreensão do perfil de absenteísmo da indústria, favorecendo o planejamento de estratégias assertivas aos impactos econômicos e sociais e adequada assistência à saúde e segurança do trabalhador.
Palavras-chave: Absenteísmo. Indústrias. Sapatos. Saúde do trabalhador. Enfermagem do trabalho. Prevalência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-09-03

Como Citar

1.
Roloff DIT, Bonow CA, Xavier DM, Silva MRS da, Oliveira AMN de, Vaza MRC. Absenteísmo e fatores associados: estudo com trabalhadores de uma indústria calçadista. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 3º de setembro de 2021 [citado 18º de abril de 2024];42. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/118121

Edição

Seção

Artigos Originais