Prevalência e fatores associados às alterações cervicais em unidades do Sistema Único de Saúde

Autores

  • Indianara Carlotto Treco UFRGS
  • Valquíria Kulig Vieira
  • Janaína Carla da Silva
  • Fernando Rodrigo Treco
  • Lirane Elize Defante Ferreto
  • Léia Carolina Lucio

Palavras-chave:

Neoplasia intraepitelial cervical. Teste de Papanicolaou. Saúde da mulher. Tabaco. Anticoncepcionais.

Resumo

Objetivo: Estimar a prevalência e fatores de risco associados as alterações citopatológicas do colo uterino de mulheres atendidas pelo Sistema Único de Saúde.
Método: É um estudo transversal com 350 mulheres de 14 a 79 anos que realizaram exame Papanicolau em unidades de saúde de Francisco Beltrão, Paraná. Realizou-se análise citopatológica e aplicou-se um questionário com informações socioeconômicas, comportamento sexual, ginecológico e hábitos de vida. Para análise estatística foi feito teste Qui-quadrado e regressão logística (p<0,05).
Resultados: Prevalência das alterações cervicais foi 3,4%, incluindo Lesão intraepitelial de baixo e alto grau e Atipias de significado indeterminado. Destas, a primeira teve 16,6% de frequência nas mulheres abaixo de 25 anos. A análise multivariada apontou associações entre resultado citopatológico anterior (OR=25,693), hábito de fumar (OR=7,576) e anticoncepcional (OR=5,265) com o desfecho.
Conclusão: Mulheres com história de alteração cervical, uso de anticoncepcional e fumantes possuem maiores chances de alterações no colo uterino. Palavras-chave: Neoplasia intraepitelial cervical. Teste de Papanicolaou. Saúde da mulher. Tabaco. Anticoncepcionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-09-03

Como Citar

1.
Treco IC, Vieira VK, Silva JC da, Rodrigo Treco F, Ferreto LED, Lucio LC. Prevalência e fatores associados às alterações cervicais em unidades do Sistema Único de Saúde. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 3º de setembro de 2021 [citado 28º de março de 2024];42. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/118119

Edição

Seção

Artigos Originais