Autoeficácia e medo da dor ao movimento na lombalgia crônica: uma intervenção desenvolvida por enfermeiras

Autores

  • Érica Brandão de Moraes UFRGS
  • Francisco Farias Martins Junior
  • Larissa Barros da Silva
  • João Batista Santos Garcia
  • Cibele Andrucioli de Mattos Pimenta

Palavras-chave:

Autoeficácia. Medo. Dor lombar. Ansiedade. Depressão. Cuidados de enfermagem.

Resumo

Objetivo: Testar o efeito de intervenções para lombalgia crônica desenvolvidas por enfermeiros no Programa para Aumentar a Autoeficácia e Diminuir o Medo da Dor e Evitação do Movimento.
Método: Ensaio clínico, com 81 pacientes, realizado em 2016, no Ambulatório de Dor em São Luís, Maranhão, Brasil. Os grupos receberam: A (educação e exposição), B (educação) e C (controle). Realizaram-se testes Qui-quadrado, Exato de Fisher, ANOVA e Kruskal Wallis. Resultados: Pacientes dos grupos A e B melhoraram a autoeficácia, ansiedade, depressão e incapacidade, comparados ao grupo C. A redução no medo da dor e evitação do movimento foi maior no Grupo A, que também apresentou diminuição na dor atual e escores gerais de dor, comparado ao Grupo B e C. Conclusão: A Educação foi efetiva no aumento da Crença de Autoeficácia. Para a Crença de Medo da Dor e Evitação ao Movimento e intensidade da dor, a associação com exposição mostrou melhores resultados. Palavras-chave: Autoeficácia. Medo. Dor lombar. Ansiedade. Depressão. Cuidados de enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-09-03

Como Citar

1.
Moraes Érica B de, Junior FFM, Silva LB da, Garcia JBS, Pimenta CA de M. Autoeficácia e medo da dor ao movimento na lombalgia crônica: uma intervenção desenvolvida por enfermeiras. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 3º de setembro de 2021 [citado 28º de março de 2024];42. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/118118

Edição

Seção

Artigos Originais