Hospitalização infantil: concepções da enfermagem acerca da mãe acompanhante.

Autores

  • Neusa Collet Universidade Federal da Paraíba
  • Ana Flávia Gomes de Britto Neves Universidade Federal da Paraíba
  • Daniela Dias Quirino

Palavras-chave:

Criança hospitalizada, Enfermagem pediátrica, Família

Resumo

A presença da família é fundamental no cuidado à criança hospitalizada, pois é fonte de proteção e segurança, proporcionando um ambiente menos agressivo. O objetivo deste estudo foi apreender as concepções da equipe de enfermagem acerca da mãe acompanhante. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória, desenvolvida em um hospital referente no atendimento infantil para o Nordeste, realizada no período de abril a maio de 2007 por meio de entrevista semi-estruturada. Os dados foram submetidos à análise temática e os preceitos éticos respeitados. Identificamos que a mãe é reconhecida como sujeito importante no apoio ao filho, porém, não tem recebido o devido cuidado pelos profissionais da saúde. Apreendida como agente no processo trabalho, a mãe não participa da tomada de decisões, mas realiza cuidados de responsabilidade da enfermagem. Portanto, é importante que a enfermagem reoriente seu trabalho com o objetivo de construir vínculos e um cuidado integral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neusa Collet, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira. Doutora em Enfermagem, Docente do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba. Paraíba, Brasil.

Ana Flávia Gomes de Britto Neves, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira. Especialista em Saúde da Família. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba. Bolsista UFPB/PPGEnf/CAPES. Paraíba, Brasil.

Downloads

Publicado

2010-11-19

Como Citar

1.
Collet N, Neves AFG de B, Quirino DD. Hospitalização infantil: concepções da enfermagem acerca da mãe acompanhante. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 19º de novembro de 2010 [citado 26º de abril de 2025];31(2):300. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/11795

Edição

Seção

Artigos Originais