Heroínas em tempos de Covid-19: visibilidade da enfermagem na pandemia

Autores

  • Danusa Begnini UFRGS
  • Dayane de Aguiar Cicolella
  • Kelly Ribeiro de Freitas
  • Thaís Maranhão
  • Cristianne Maria Famer Rocha
  • Maria Henriqueta Luce Kruse

Palavras-chave:

Infecções por coronavírus. Pandemias. Enfermagem. Mídias sociais.

Resumo

Objetivo: Analisar a visibilidade de trabalhadores/as de Enfermagem através de imagens, que circularam na mídia durante a pandemia da Covid-19.
Métodos: Análise cultural que visa articular a imagem e seus efeitos com teorizações de autores do campo dos Estudos Culturais.
Resultados: Foram selecionadas seis figuras nas quais enfermeiras são retratadas como heroínas para combater a Covid-19 e são promovidas de coadjuvante à personagem principal, aliando a estratégia de cuidado ao discurso científico da defesa do distanciamento social. As imagens as retratam enquanto mulheres que enfrentam sofrimento laboral por executarem trabalhos extenuantes e uso prolongado de equipamentos de proteção individual. Considerações finais: A pandemia tem colocado em evidência discursos referentes ao trabalho em saúde, onde vemos imagens de enfermeiras como heroínas que organizam o caos e trazem a ordem à “linha de frente”, ficando visível a idealização da Enfermagem.
Palavras-chave: Infecções por coronavírus. Pandemias. Enfermagem. Mídias sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-08-18

Como Citar

1.
Begnini D, Cicolella D de A, Freitas KR de, Maranhão T, Rocha CMF, Kruse MHL. Heroínas em tempos de Covid-19: visibilidade da enfermagem na pandemia. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 18º de agosto de 2021 [citado 29º de março de 2024];42(1). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/117762