Reflexões teóricas do cuidado transcultural de Leininger no contexto da Covid-19

Autores

  • Graziela Maria Ferraz de Almeida UFRGS
  • Tayomara Ferreira Nascimento
  • Rosemary Pereira Lino da Silva
  • Marielle Poyo Bello
  • Cassiana Mendes Bertoncello Fontes

Palavras-chave:

Teoria de enfermagem. Enfermagem transcultural. Cuidados de enfermagem. Infecções por Coronavirus. Covid-19

Resumo

Objetivo: Refletir sobre o cuidado transcultural à população a partir dos pressupostos teóricos e conceitos da Teoria Transcultural de Leininger, relacionados às recomendações para o combate da pandemia da Covid-19.
Método: Estudo teórico reflexivo baseado no cuidado cultural competente, relacionado à realidade brasileira, utilizando-se os atributos conceituais de cuidado, cultura e visão de mundo. Articularam-se de modo crítico os raciocínios sobre a orientações de preservar, acomodar e repadronizar ações para o cuidado das pessoas.
Resultados: O enfermeiro deve conhecer o cuidado transcultural para considerar o tratamento individual e ou coletivo e respeitar as diferenças existentes sobre as crenças e valores. Essa premissa corrobora para a adesão às recomendações de prevenção e tratamento da Covid-19. O desconhecimento sobre a transmissibilidade e invisibilidade do vírus e dos fatores de risco, aliados à diversidade cultural da população, podem dificultar a adesão às recomendações sanitárias.
Considerações finais: O cuidado transcultural favorece a prática da educação em saúde e pode proporcionar condições para maior adesão da população às ações de enfermagem.
Palavras-chave: Teoria de enfermagem. Enfermagem transcultural. Cuidados de enfermagem. Infecções por Coronavirus. Covid-19

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-08-17

Como Citar

1.
Almeida GMF de, Nascimento TF, Silva RPL da, Bello MP, Fontes CMB. Reflexões teóricas do cuidado transcultural de Leininger no contexto da Covid-19. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 17º de agosto de 2021 [citado 28º de março de 2024];42(1). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/117729