Adaptação cultural e avaliação da fidedignidade do Special Needs Kids Questionnaire para o contexto brasileiro

Autores

  • Larissa Tassim Luciano Ferreira UFRGS
  • Patrícia Casale Parra Parra
  • Aline Cristiane Cavicchioli Okido

Palavras-chave:

Recém-nascido prematuro. Continuidade da assistência ao paciente. Estudo de validação. Criança. Enfermagem pediátrica.

Resumo

Objetivo: Realizar a adaptação cultural do Special Needs Kids Questionnarie para o português do Brasil e avaliar sua fidedignidade.
Métodos: Estudo metodológico realizado entre setembro de 2019 e junho de 2020 a partir das etapas de tradução, retrotradução, validação de conteúdo, validação semântica e teste piloto. |Foi calculado Índice de Validação de Conteúdo, Coeficiente Alpha de Cronbach e Coeficiente de Correlação Intraclasse.
Resultados: Após segunda rodada, a versão adaptada apresentou Índice de Validação de Conteúdo superior a 0,80 em todos os itens e foi considerada compreensível pelas mães. O teste piloto contou com 89 mães de crianças nascidas prematuras egressas da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal no teste e 44 no reteste. Todos os itens apresentaram Alpha de Cronbach superior a 0,70. Dos 20 itens, 15 demonstraram moderada confiabilidade, três alta e dois fraca.
Conclusão: Instrumento mostrou-se fidedigno e tem potencial para identificar a fragmentação e descontinuidade do cuidado recebido. Palavras-chave: Recém-nascido prematuro. Continuidade da assistência ao paciente. Estudo de validação. Criança. Enfermagem pediátrica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-07-02

Como Citar

1.
Ferreira LTL, Parra PCP, Okido ACC. Adaptação cultural e avaliação da fidedignidade do Special Needs Kids Questionnaire para o contexto brasileiro. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2º de julho de 2021 [citado 18º de abril de 2024];42. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/116455

Edição

Seção

Artigos Originais