Vítima e vilã: experiência ambígua de estudantes de enfermagem no contexto universitário

Autores

  • Luma Costa Pereira Peixoto UFRGS
  • Evangelia Kotzias Atherino dos Santos
  • Luana Machado Andrade
  • Patrícia Anjos Lima de Carvalho
  • Edite Lago da Silva Sena

Palavras-chave:

Estudantes de enfermagem. Saúde mental. Universidades.

Resumo

Objetivo: Compreender como os Estudantes de Graduação em Enfermagem significam o contexto universitário.
Método: Pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza fenomenológica, fundamentada na ontologia de Maurice Merleau-Ponty, com participação de 41 estudantes de Graduação em Enfermagem de uma universidade pública do interior da Bahia, Brasil. Os dados foram coletados no período de fevereiro a abril de 2019, por meio de quatro rodas de Terapia Comunitária, cujo material produzido foi submetido à técnica Analítica da Ambiguidade.
Resultados: Da análise das descrições vivenciais emergiram duas categorias que revelam o significado atribuído pelos estudantes às suas vivências no contexto universitário: a universidade que gera sofrimento e a universidade que proporciona crescimento.
Considerações finais: Os estudantes de Graduação em Enfermagem significam o contexto universitário como uma experiência ambígua, ao mesmo tempo em que a universidade é apontada como geradora de sofrimento, ela é vista, também, como capaz de proporcionar crescimento intelectual, sociocultural, afetivo e político.
Palavras-chave: Estudantes de enfermagem. Saúde mental. Universidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-07-02

Como Citar

1.
Peixoto LCP, Santos EKA dos, Andrade LM, Carvalho PAL de, Sena EL da S. Vítima e vilã: experiência ambígua de estudantes de enfermagem no contexto universitário. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2º de julho de 2021 [citado 19º de abril de 2024];42. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/116453

Edição

Seção

Artigos Originais