Vítima e vilã: experiência ambígua de estudantes de enfermagem no contexto universitário
Palavras-chave:
Estudantes de enfermagem. Saúde mental. Universidades.Resumo
Objetivo: Compreender como os Estudantes de Graduação em Enfermagem significam o contexto universitário.
Método: Pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza fenomenológica, fundamentada na ontologia de Maurice Merleau-Ponty, com participação de 41 estudantes de Graduação em Enfermagem de uma universidade pública do interior da Bahia, Brasil. Os dados foram coletados no período de fevereiro a abril de 2019, por meio de quatro rodas de Terapia Comunitária, cujo material produzido foi submetido à técnica Analítica da Ambiguidade.
Resultados: Da análise das descrições vivenciais emergiram duas categorias que revelam o significado atribuído pelos estudantes às suas vivências no contexto universitário: a universidade que gera sofrimento e a universidade que proporciona crescimento.
Considerações finais: Os estudantes de Graduação em Enfermagem significam o contexto universitário como uma experiência ambígua, ao mesmo tempo em que a universidade é apontada como geradora de sofrimento, ela é vista, também, como capaz de proporcionar crescimento intelectual, sociocultural, afetivo e político.
Palavras-chave: Estudantes de enfermagem. Saúde mental. Universidades.
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