Desospitalização de crianças dependentes de tecnologias: perspectiva da equipe multiprofissional de saúde

Autores

  • Kassiely Klein UFRGS
  • Helena Becker Issi
  • Neila Santini de Souza
  • Aline Cammarano Ribeiro
  • Érika Eberlline Pacheco dos Santos
  • Graciela Dutra Senhem

Palavras-chave:

Criança. Doença crônica. Alta do paciente. Equipe de assistência ao paciente. Assistência integral à saúde.

Resumo

Objetivo: Conhecer a desospitalização de crianças dependentes de tecnologias na perspectiva multiprofissional de saúde.
Método: Estudo qualitativo, exploratório descritivo, realizado em um hospital-escola no Município de Porto Alegre, em 2018. Participaram 15 integrantes da equipe multiprofissional de saúde. Na produção dos dados, utilizou-se a Dinâmica de Criatividade e Sensibilidade “Tempestade Criativa”, do Método Criativo Sensível. A interpretação dos dados ocorreu a partir da Análise de Conteúdo Temática. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética.
Resultados: A desospitalização pode ser influenciada pela ausência de um planejamento de com a realidade da criança e família. Além disso, tem-se o predomínio dos serviços de saúde com modelo centrado no médico, com altas não programadas, sobrecarga dos profissionais e problemas na comunicação entre equipe, rede de saúde e família. Considerações finais: Apesar de saber-se da importância da desospitalização, ela ocorre de forma fragmentada, com altas hospitalares precipitadas, impedindo uma desospitalização segura e com maior planejamento.

Palavras-chave: Criança. Doença crônica. Alta do paciente. Equipe de assistência ao paciente. Assistência integral à saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-07-02

Como Citar

1.
Klein K, Issi HB, Souza NS de, Ribeiro AC, Santos Érika EP dos, Senhem GD. Desospitalização de crianças dependentes de tecnologias: perspectiva da equipe multiprofissional de saúde. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2º de julho de 2021 [citado 28º de março de 2024];42. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/116451

Edição

Seção

Artigos Originais