Comunicação da equipe de enfermagem e a relação com a gerência nas instituições de saúde.
Palavras-chave:
Comunicação, Enfermagem, Organização e Administração.Resumo
A comunicação deve acontecer constantemente a fim de reger as atividades gerenciais proporcionando informação, motivação e satisfação nos cargos. Tal estudo objetiva analisar as contribuições das pesquisas produzidas acerca da comunicação na gerência de enfermagem, tomando por base as publicações em periódicos nacionais. Trata-se de revisão integrativa da literatura, sendo incluídas dissertações, teses e artigos indexados na Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS),
Medical Literature Analysis and Retrieval Systems Online (MEDLINE) e Banco de Dados Bibliográficos da Universidade de São Paulo (DEDALUS), no período de 1998 até 2008. O fortalecimento do processo comunicativo e a garantia de que ele ocorra de forma clara e eficiente é essencial para a gerência de enfermagem. É por meio desta comunicação eficiente que o enfermeiro garante identificação de problemas individuais e coletivos, podendo relacioná-los com a análise da situação encontrada e direcioná-los para um planejamento de cuidado apropriado e efetivo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.