Capacidade funcional de idosos de uma comunidade rural do Rio Grande do Sul

Autores

  • Ilva Inês Rigo UFRGS
  • Lisiane Manganelli Girardi Paskulin UFRGS
  • Eliane Pinheiro de Morais UFRGS

Palavras-chave:

Saúde do idoso, atividades cotidianas, população rural.

Resumo

Estudo seccional realizado com 34 pessoas idosas de uma comunidade rural do Rio Grande do Sul, em 2008, com  o objetivo de analisar sua capacidade funcional e comparar as variáveis estudadas entre sexos. As variáveis sociais, econômicas, demográficas, relacionadas à saúde/doença, além do Miniexame do Estado Mental (MEEM) e da Escala de Atividades da Vida Diária (AVD) do Older American Resources and Services (OARS), foram coletadas através de inquérito domiciliar. A análise dos dados foi realizada por meio de estatística descritiva. Em relação aos homens, as mulheres tinham melhor escolaridade, participavam menos das atividades comunitárias, tinham escores semelhantes no MEEM, pior percepção de saúde e maior dependência nas AVD. Destacamse as singularidades das pessoas idosas do meio rural e a  necessidade de desenvolver ações que promovam a sua capacidade de adaptação nesse contexto, com o objetivo de minimizar as incapacidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ilva Inês Rigo, UFRGS

Ep>Enfermeira pela Escola de Enfermagem da UFRGS.

Lisiane Manganelli Girardi Paskulin, UFRGS

Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo. Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFRGS.

Eliane Pinheiro de Morais, UFRGS

Doutora em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Professor adjunto da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2010-11-19

Como Citar

1.
Rigo II, Paskulin LMG, Morais EP de. Capacidade funcional de idosos de uma comunidade rural do Rio Grande do Sul. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 19º de novembro de 2010 [citado 18º de abril de 2024];31(2):254. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/11622

Edição

Seção

Artigos Originais