Avaliação dos registros de enfermagem quanto ao exame físico

Autores

  • Sandra Patricia da Costa Unimed Nordest
  • Adriana Aparecida Paz Faculdade Fátima, Caxias do Sul, RS.
  • Emiliane Nogueira de Souza Instituto de Cardiologia - Porto Alegre e Faculdade Fátima - Caxias do Sul

Palavras-chave:

Controle de formulários e registros, Exame físico, Registros de enfermagem.

Resumo

Os registros de enfermagem geram subsídios essenciais ao planejamento do cuidado individualizado, sendo a coleta de dados a primeira etapa do Processo de Enfermagem. O objetivo deste estudo foi avaliar os registros realizados pelos enfermeiros quanto ao exame físico do cliente na unidade de tratamento intensivo (UTI) e na unidade de internação clínica (UIC). O estudo é transversal-retrospectivo, no qual foram avaliados 69 prontuários de clientes internados em UTI e transferidos para UIC de um hospital público e outro privado. Constatou-se que os registros realizados pelos enfermeiros, mais freqüentes e com melhor qualidade acerca do exame físico, foram os da UTI, enquanto na UIC eram mais frequentes os registros de intercorrências clínicas ocorridas durante o plantão. Evidenciou-se um déficit nos registros acerca do exame físico, o que pode dificultar a assistência individualizada com enfoque nas reais necessidades do cliente, uma vez que muitas alterações podem ser deixadas de serem registradas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Patricia da Costa, Unimed Nordest

Enfermeira graduada pela Faculdade Fátima, Caxias do Sul, RS. Enfermeira assistencial do Hospital da Unimed Nordeste.

Adriana Aparecida Paz, Faculdade Fátima, Caxias do Sul, RS.

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem na Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EE/UFRGS). Coordenadora e Docente no Curso de Bacharelado em Enfermagem da Faculdade Nossa Senhora de Fátima, Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil.

Emiliane Nogueira de Souza, Instituto de Cardiologia - Porto Alegre e Faculdade Fátima - Caxias do Sul

Downloads

Publicado

2010-07-06

Como Citar

1.
Costa SP da, Paz AA, Souza EN de. Avaliação dos registros de enfermagem quanto ao exame físico. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 6º de julho de 2010 [citado 16º de abril de 2024];31(1):62. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/11439

Edição

Seção

Artigos Originais