Febre Amarela: orientações de enfermagem à saúde dos viajantes em unidades básicas de saúde.

Autores

  • Anna Paula dos Reis Mallet UNIARAXÁ
  • Clarice Maria Dall'Agnol UFRGS
  • Dirciara Barañano Souza UFRGS

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Gestão em Saúde, Saúde do Viajante, Políticas Públicas de Saúde

Resumo

Estudo qualitativo, exploratório-descritivo, com objetivo de investigar as práticas de enfermagem para a orientação à saúde dos viajantes, tendo-se coletado dados junto a profissionais de enfermagem que atuam no setor de imunização de três Unidades Básicas de Saúde em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, utilizando-se a técnica de entrevista semiestruturada. Da análise de conteúdo emergiram cinco categorias: perfil de atendimento, orientação à saúde, encaminhamentos para troca do Cartão Nacional de Vacinação pelo Certificado Internacional de Vacinação, fonte de informações e material informativo. Os resultados sinalizam o início de uma organização das práticas de enfermagem voltadas para a saúde dos viajantes, indo além do enfoque na febre amarela. Falhas nas orientações para aquisição do Certificado Internacional de Vacinação ainda ocorrem e faltam materiais informativos. Apontase a necessidade de ampliar as discussões sobre a saúde dos viajantes para uma revisão das estratégias de organização desse cuidado e encaminhamentos para a construção de uma política específica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anna Paula dos Reis Mallet, UNIARAXÁ

Enfermeira. Docente do Curso de Enfermagem do Centro Universitário do Planalto de Araxá-UNIARAXÁ. Coordenadora do Grupo de Estudos em Urgências e Emergências-GEUE.

Clarice Maria Dall'Agnol, UFRGS

Doutora em Enfermagem. Docente da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul(EEnf-UFRGS). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação da EEnf-UFRGS. Coordenadora do Núcleo de Estudos sobre Gestão em Enfermagem-NEGE.

Dirciara Barañano Souza, UFRGS

Mestre em Enfermagem. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul(PPGENF-EEnf-UFRGS). Bolsista REUNI. Membro do Núcleo de Estudos sobre Gestão em Enfermagem-NEGE.

Downloads

Publicado

2010-11-19

Como Citar

1.
Mallet AP dos R, Dall’Agnol CM, Souza DB. Febre Amarela: orientações de enfermagem à saúde dos viajantes em unidades básicas de saúde. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 19º de novembro de 2010 [citado 28º de março de 2024];31(2):293. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/11433

Edição

Seção

Artigos Originais