Desenvolvimento de um software educativo de diagnósticos de enfermagem

Autores

  • Miriam de Abreu Almeida UFRGS
  • Amália de Fátima Lucena
  • Aline Tsuma Gaedke Nomura
  • Murilo Graeff
  • Natália Chies
  • Lisiane Pruinelli

Palavras-chave:

Software. Diagnóstico de enfermagem. Educação. Informática em enfermagem.

Resumo

Introdução: A interface humano-técnica é essencial em sistemas eletrônicos simulados associados a atividades de ensino-aprendizagem. Casos clínicos interativos reforçam a habilidade de raciocínio diagnóstico, etapa do Processo de Enfermagem avançado. Objetivo: Construir um software educativo, baseado na NANDA International, para melhoria da acurácia de diagnósticos de enfermagem.  Método: Estudo metodológico em três fases: elaboração e validação de estudos de caso; construção; homologação e avaliação. Realizado entre janeiro/2012 e julho/205, em hospital universitário do sul do Brasil. Participaram professores, enfermeiros, alunos de graduação e alunos de pós-graduação de enfermagem e tecnologia da informação. Aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (130035).  Resultados: Construção de cinco estudos de caso e duas versões do software: uma simula o processo de raciocínio para estabelecimento do diagnóstico; outra, destinada a professores, possibilita editar/criar os casos.  Conclusão: O software auxilia no processo de ensino-aprendizagem gerando diagnósticos acurados, subsidiando intervenções mais adequadas. Palavras-chave: Software. Diagnóstico de enfermagem. Educação. Informática em  enfermagem. 

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Publicado

2021-02-05

Como Citar

1.
Almeida M de A, Lucena A de F, Nomura ATG, Graeff M, Chies N, Pruinelli L. Desenvolvimento de um software educativo de diagnósticos de enfermagem. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 5º de fevereiro de 2021 [citado 8º de maio de 2025];42. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/111393

Edição

Seção

Artigos Originais