Enfermagem e “estar com” em um mundo com covid-19: um olhar existencialista

Autores

  • Carolina Giordani da Silva
  • Maria da Graça Oliveira Crossetti
  • Maravilla Giménez-Fernández

Palavras-chave:

Enfermagem. Existencialismo. Infecções por coronavírus.

Resumo

RESUMO
Objetivo: Refletir a enfermagem sob um olhar existencialista, em que o “estar-com” tem se mostrado como o melhor cuidado no mundo com Covid-19.
Método: Estudo teórico reflexivo sobre a enfermagem no contexto de pandemia, sob referencial teórico filosófico existencialista.
Resultados: A enfermagem passa a ser percebida pela sociedade como profissão cujas práticas estão para além das condições clínicas que acometem os indivíduos que convivem com esta pandemia, pois cuidar do outro não é somente imprimir ações técnicas, mas fundamentalmente sensíveis, como “estar com” de forma presente e autêntica.
Considerações finais: A pandemia provocou mudanças na maneira do ser humano relacionar-se no mundo, ocasionando a reflexão sobre seus valores pelas restrições que impôs. Neste cenário, a enfermagem torna-se visível, sendo protagonista nos diferentes espaços de cuidado, pois o foco da sua prática é o cuidado existencial, que se estabelece através das relações em encontros entre seres, possibilitando, assim, o “estar com”.
Palavras-chave: Enfermagem. Existencialismo. Infecções por coronavírus.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-01-22

Como Citar

1.
Silva CG da, Crossetti M da GO, Giménez-Fernández M. Enfermagem e “estar com” em um mundo com covid-19: um olhar existencialista. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 22º de janeiro de 2021 [citado 18º de abril de 2024];42(1). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/110892