Curso para qualificação de enfermeiros no cuidado de crianças com doenças genéticas: relato de experiência

Autores

  • Silvani Herber
  • Fernanda Araújo Rodrigues
  • Alessandra Vaccari

Palavras-chave:

Doenças genéticas inatas. Pediatria. Educação em enfermagem. Treinamento com simulação de alta fidelidade.

Resumo

RESUMO
Objetivo: Descrever a experiência de desenvolvimento e operacionalização de um curso de extensão para qualificar enfermeiros no cuidado de crianças com doenças genéticas.
Método: Relato de experiência sobre a realização de um curso de extensão universitária com oito participantes, desenvolvido em uma universidade pública no sul do Brasil. O curso foi realizado na modalidade presencial, em novembro de 2019.
Resultados: O curso contemplou os seguintes temas: introdução à genética na enfermagem, doenças raras, erros inatos do metabolismo, Programa de Triagem Neonatal e microcefalia. O conteúdo foi desenvolvido por meio do desenvolvimento dos aspectos teóricos, apresentação de casos clínicos, atividades práticas e simulação realística.
Conclusão: O curso de extensão proporcionou conhecimento aos enfermeiros, que desenvolvem suas funções como líderes de equipe, permitindo o desenvolvimento profissional e a disseminação de informações sobre o tema, o que corrobora os objetivos da campanha Nursing Now.

Palavras-chave: Doenças genéticas inatas. Pediatria. Educação em enfermagem. Treinamento com simulação de alta fidelidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-01-22

Como Citar

1.
Herber S, Rodrigues FA, Vaccari A. Curso para qualificação de enfermeiros no cuidado de crianças com doenças genéticas: relato de experiência. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 22º de janeiro de 2021 [citado 29º de março de 2024];42(1). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/110888