Pacientes transplantados renais: análise de associação dos diagnósticos de enfermagem

Autores

  • Ana Luisa Brandão de Carvalho Lira UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
  • Marcos Venícios de Oliveira Lopes UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Palavras-chave:

Diagnóstico de enfermagem. Transplante de rim. Enfermagem.

Resumo

A insuficiência renal crônica é uma doença com sérias implicações físicas, psicológicas e sócio-econômicas para o paciente. O transplante renal proporciona qualidade de vida aos renais crônicos. O objetivo desse estudo é analisar as associações entre os diagnósticos de enfermagem, os fatores relacionados e as características definidoras presentes em pacientes transplantados renais de um hospital universitário. Um estudo transversal de caráter exploratório e descritivo foi desenvolvido com 58 pacientes entre os meses de dezembro de 2004 e abril de 2005. Os instrumentos de coleta de dados foram: roteiros de entrevista e exame físico. Os resultados mostraram associações entre Padrão de sono perturbado e Disfunção sexual, Padrão de sono perturbado e Padrões de sexualidade ineficazes, Disfunção sexual e Padrões de sexualidade ineficazes. Conclui-se que o estudo contribuiu para a identificação de diagnósticos de enfermagem relacionados a características específicas destes pacientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Luisa Brandão de Carvalho Lira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. Professora da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Marcos Venícios de Oliveira Lopes, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Professor do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará.

Downloads

Publicado

2010-07-01

Como Citar

1.
Brandão de Carvalho Lira AL, Lopes MV de O. Pacientes transplantados renais: análise de associação dos diagnósticos de enfermagem. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 1º de julho de 2010 [citado 28º de março de 2024];31(1):108. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/11072

Edição

Seção

Artigos Originais