Pacientes com alteração da imagem facial: circunstâncias de cuidado

Autores

  • Sadja Mostardeiro Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Eva Neri Rubim Pedro Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Cuidados de Enfermagem. Alteração da imagem. Enfermagem cirúrgica.

Resumo

Estudo qualitativo exploratório que objetivou compreender a percepção dos pacientes com imagem facial alterada em relação ao cuidado e as circunstâncias que podem influenciar no seu significado para esse paciente. Na coleta de dados, realizada entre agosto e outubro de 2008, foi utilizada a entrevista semi-estruturada junto aos pacientes da clínica de cabeça/pescoço internados na unidade cirúrgica do Hospital Universitário de Santa Maria, Rio Grande do Sul. As informações foram interpretadas mediante a análise de conteúdo e evidenciou as categorias: a convivência com as mudanças e circunstâncias de cuidado. Constatou-se o quanto é difícil e sofrido para os pacientes conviverem, com a alteração da imagem dos seus rostos. Percebeuse que estes necessitam de cuidados que vão além do cuidado profissional, ou seja, aquele cuidado técnico, apoiado no princípio científico, mas também um cuidado pautado nos valores humanos, os quais devem ser sempre discutidos, estudados, respeitados e objeto de compromisso e responsabilidade da enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sadja Mostardeiro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Enfermeira. Mestre em Educação, Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul(PPGENF). Professora Assistente no Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria. Bolsista CAPES. Rio grande do Sul. Brasil.

Eva Neri Rubim Pedro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Enfermeira. Doutora em Educação. Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Líder do Grupo de Estudos do Cuidado à Saúde nas Etapas da Vida (CEVIDA). Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2010-07-01

Como Citar

1.
Mostardeiro S, Pedro ENR. Pacientes com alteração da imagem facial: circunstâncias de cuidado. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 1º de julho de 2010 [citado 16º de abril de 2024];31(1):100. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/11071

Edição

Seção

Artigos Originais