Isolamento social e a velocidade de casos de covid-19: medida de prevenção da transmissão

Autores

  • Fábio Castagna da Silva UFRGS
  • Katheri Maris Zamprogna
  • Sabrina Silva de Souza
  • Diego Hemkemeier Silva
  • Denilson Sell

Palavras-chave:

Infecções por coronavirus. Coronavírus. Isolamento social. Doenças transmissíveis. Saúde pública. Controle de doenças transmissíveis.

Resumo

Objetivo: Avaliar o índice de isolamento social e a velocidade de casos novos de Covid-19 no Brasil.  Métodos: Ecológico quantitativo, documental, descritivo, utilizando dados secundários, comparando-se o período de 14 de março a 1º de maio de 2020, nas 27 unidades federativas brasileiras, caracterizando a população do estudo. Realizou-se análise estatística descritiva, no software Statistical Package for the Social Sciences®,avaliando-se a correlação entre o índice de isolamento social e o número de novos casos de Covid-19, utilizando o Coeficiente de correlação de Pearson.  Resultados: O aumento dos casos de Covid-19 se apresenta de forma exponencial. Houve correlação significativa, negativa quanto ao índice de isolamento social e a velocidade do número de casos novos pelo coeficiente de Pearson, o que significa que, à medida que o primeiro aumenta, o segundo decresce.   Conclusão: Medidas de isolamento social têm efeitos significativos sobre a velocidade de infecção por coronavírus na população. Palavras-chave: Infecções por coronavirus. Coronavírus. Isolamento social. Doenças transmissíveis. Saúde pública. Controle de doenças transmissíveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-01-07

Como Citar

1.
Silva FC da, Zamprogna KM, Souza SS de, Silva DH, Sell D. Isolamento social e a velocidade de casos de covid-19: medida de prevenção da transmissão. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 7º de janeiro de 2021 [citado 18º de abril de 2024];42(1). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/110513