O trabalho emocional em enfermagem pediátrica face às repercussões da COVID-19 na infância e adolescência
Palavras-chave:
Enfermagem pediátrica. Cuidados de enfermagem. Emoções. Infecções por coronavírus. Pandemias.Resumo
Objetivo: Refletir sobre o trabalho emocional em enfermagem pediátrica face às repercussões da COVID-19 na infância e adolescência. Método: Reflexão embasada em aspectos teóricos e evidências científicas do trabalho emocional em enfermagem pediátrica. Resultados: Diante das repercussões da COVID-19 em crianças e adolescentes, cabe ao enfermeiro reconhecê-las e nutrir o cuidado não traumático e afetuoso. No entanto, observamse implicações das medidas de controle da doença na forma de cuidar. Nesta conjuntura, o trabalho emocional torna-se essencial à medida que orienta a gestão das emoções da criança e família, associadas ao sofrimento causado pela pandemia e à experiência emocional do enfermeiro ao cuidar. Conclusão: O trabalho emocional é imprescindível em pediatria, sobretudo em um momento estressante como o de pandemia, o qual requer a transformação positiva das vivências intensas e perturbadoras das pessoas em interação para o alcance do bem-estar psicossocial. Palavras-chave: Enfermagem pediátrica. Cuidados de enfermagem. Emoções. Infecções por coronavírus. Pandemias.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.