Estratégia de enfrentamento para covid-19 na atenção primária à saúde: relato de experiência em Salvador-BA

Autores

  • Lélia Mendes Sobrinho de Oliveira
  • Nildete Pereira Gomes
  • Emanuela Santos Oliveira
  • Alice de Andrade Santos
  • Larissa Chaves Pedreira

Palavras-chave:

Atenção primária à saúde. Infecções por coronavírus. Síndrome respiratória aguda grave. Profissionais de enfermagem. Pandemias.

Resumo

RESUMO
Objetivo: Relatar a experiência de ações de enfrentamento ao Coronavírus desenvolvidas pela atenção primária à saúde do município de Salvador, Bahia, Brasil.
Métodos: Trata-se de um relato da experiência realizado por uma enfermeira da gestão de saúde do município de Salvador, no enfrentamento ao Coronavírus, no período de 26 de fevereiro a 26 de abril de 2020.
Resultados: Foi elaborado um fluxo de ação para enfrentamento ao Coronavírus na rede de atenção primária à saúde, objetivando implementar condutas frente à pandemia. Os profissionais foram treinados para identificar casos suspeitos de contaminação e orientar
ou encaminhar essas pessoas ao serviço de saúde.
Conclusão: Concluiu-se que a construção de um fluxo para atendimento de casos suspeitos de contaminação pelo Coronavírus foi relevante para amenizar os impactos, protegendo comunidade e profissionais envolvidos.
Palavras-chave: Atenção primária à saúde. Infecções por coronavírus. Síndrome respiratória aguda grave. Profissionais de enfermagem. Pandemias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2020-12-21

Como Citar

1.
Oliveira LMS de, Gomes NP, Oliveira ES, Santos A de A, Pedreira LC. Estratégia de enfrentamento para covid-19 na atenção primária à saúde: relato de experiência em Salvador-BA. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 21º de dezembro de 2020 [citado 19º de abril de 2024];42(1). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/110104