Construção e validação de cartilha educativa para prestação de cuidados às vítimas de ofidismo

Autores/as

  • Maria Beatriz da Silva Cunha UFRGS
  • Kairo Cardoso da Frota
  • Keila Maria de Azevedo Ponte
  • Tamires Alexandre Felix

Palabras clave:

Mordeduras de serpentes. Tecnologia educacional. Estudo de validação.

Resumen

Objetivo: Descrever o processo de construção e validação de uma cartilha educativa para a prestação de cuidados às vítimas de ofidismo. Métodos: Pesquisa metodológica do processo de construção e validação de uma cartilha educativa. A construção foi desenvolvida a partir do referencial teórico de Echer, sendo a validação realizada por treze juízes, de janeiro a abril de 2019. Os itens avaliados foram: estrutura e aparência; objetivos e relevância, utilizando-se da escala tipo Likert. Para a análise da validação, utilizou-se o Índice de Validade de Conteúdo (IVC), com recomendação de ponto de corte superior a 0,78. Resultados: A cartilha continha os itens Apresentação, Acidentes Ofídicos: O que são, Incidência no Brasil, Santa Casa de Sobral, Tipos de Gêneros, Sinais e Sintomas, Prevenção, Condutas Imediatas, Gravidade e Tratamento, Cuidados Intra-hospitalar, e por fim as Referências. Nenhum dos itens avaliados apresentou valor abaixo da concordância mínima adotada. A média global do IVC foi de 0,94, ratificando a validação da cartilha junto aos juízes. Os avaliadores também realizaram sugestões, as quais foram acatadas. Conclusões: A construção do material clarificou as melhores estratégias de cuidado e prevenção, sendo seus objetivos, sua aparência, estruturação e relevância considerados concordantes a partir da validação. Palavras-chave: Mordeduras de serpentes. Tecnologia educacional. Estudo de validação.

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Publicado

2020-12-16

Cómo citar

1.
Cunha MB da S, Frota KC da, Ponte KM de A, Felix TA. Construção e validação de cartilha educativa para prestação de cuidados às vítimas de ofidismo. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 16 de diciembre de 2020 [citado 27 de abril de 2025];41. Disponible en: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/109941

Número

Sección

Artigos Originais