Nursing Now e o papel da enfermagem no contexto da pandemia e do trabalho atual

Autores

  • Kalyane Kelly Duarte de Oliveira
  • Rodrigo Jácob Moreira de Freitas
  • Janieiry Lima de Araújo
  • José Giovani Nobre Gomes

Palavras-chave:

Enfermagem. Pandemias. Papel do profissional de enfermagem. Saúde do trabalhador. Profissionais de enfermagem.

Resumo

RESUMO
Objetivo: Discutir sobre a Campanha Nursing Now e o papel da enfermagem em tempos de pandemia por COVID-19.
Método: Trata-se de uma reflexão teórica baseada na literatura científica.
Resultados: A pandemia evidencia a importância dos cuidados de Enfermagem para a manutenção da vida e o direito à saúde e a Campanha Nursing Now coaduna com o chamado para valorização dos profissionais de enfermagem que hoje atuam na linha de frente do combate ao COVID-19. Apesar das limitações de recursos estruturais que leva a exposição ao adoecimento, os profissionais de enfermagem mantêm o seu protagonismo de cuidar. Conclusão: É necessário que a Enfermagem reconheça seu próprio valor, atice a sua capacidade contínua de aprendizado e tenha consciência das mudanças sociais que ocorrem. O estudo contribui para repensar estratégias de valorização da enfermagem como imprescindível para superar os desafios que o século XXI nos apresenta.
Palavras-chave: Enfermagem. Pandemias. Papel do profissional de enfermagem. Saúde do trabalhador. Profissionais de enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2020-09-25

Como Citar

1.
Oliveira KKD de, Freitas RJM de, Araújo JL de, Gomes JGN. Nursing Now e o papel da enfermagem no contexto da pandemia e do trabalho atual. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 25º de setembro de 2020 [citado 28º de março de 2024];42(1). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/107859