Paralelo entre educação permanente em saúde e administração complexa

Autores/as

  • Simone Coelho Amestoy UFSC
  • Mariana Cabral Schveitzer UFSC
  • Betina Hörner Schlindwein Meirelles UFSC
  • Vânia Marli Schubert Backes UFSC
  • Alacoque Lorenzini Erdmann UFSC

Palabras clave:

Educação, Administração, Autonomia pessoal, Enfermagem.

Resumen

A educação é um processo político, no qual a sociedade opera de forma constante sobre o desenvolvimento da pessoa, com intuito de integrá-la ao modo de ser vivente. O estudo representa uma reflexão-teórica a partir de um paralelo entre as diretrizes da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde e os princípios norteadores da Administração Complexa. A partir de um breve resgate bibliográfico, buscou-se contextualizar a Política, bem como essa nova forma de administração baseada na autonomia, cooperação, agregação e auto-organização. Defende-se que esta aproximação entre educação permanente e administração complexa poderá facilitar a realização do cuidado em enfermagem e saúde, bem como as atividades gerenciais, impulsionar a autonomia, além do crescimento pessoal, profissional e organizacional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Simone Coelho Amestoy, UFSC

Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), bolsista do CNPq. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação em Enfermagem (EDEN).

Mariana Cabral Schveitzer, UFSC

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), bolsista do CNPq. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação em Enfermagem (EDEN).

Betina Hörner Schlindwein Meirelles, UFSC

Doutora em Enfermagem. Professora Adjunto do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração e Gerência do Cuidado em Enfermagem e Saúde (GEPADES) e do Núcleo de Estudos e Assistência em Enfermagem e Saúde à Pessoas com Doenças Crônicas (NUCRON).

Vânia Marli Schubert Backes, UFSC

Doutora em Enfermagem. Professora Adjunto do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação em Enfermagem (EDEN).

Alacoque Lorenzini Erdmann, UFSC

Doutora em Enfermagem. Professora Titular do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração e Gerência do Cuidado em Enfermagem e Saúde (GEPADES). Pesquisadora 1A do CNPq. Coordenadora da Área da Enfermagem na CAPES.

Publicado

2010-11-19

Cómo citar

1.
Amestoy SC, Schveitzer MC, Meirelles BHS, Backes VMS, Erdmann AL. Paralelo entre educação permanente em saúde e administração complexa. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 19 de noviembre de 2010 [citado 26 de abril de 2025];31(2):383. Disponible en: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/10610

Número

Sección

Artigos de Reflexão